Publicidade

Vídeo | Mauro diz que contrato da Parquetur em Chapada é uma 'grande M'

O governador rebateu o ICMBio e alegou que a falta de investimento por ausência de obra na MT-251 é 'conversa fiada'

Alline Marques / Pablo Moreira - Leiagora
Vídeo | Mauro diz que contrato da Parquetur em Chapada é uma 'grande M'

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), elevou o tom das críticas à gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e à empresa concessionária, Parquetur, classificando a contratação como um "fracasso" e uma "grande M" (merda).

A declaração contundente rebate os argumentos do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e da própria empresa, que justificam a suspensão dos investimentos por conta da insegurança no acesso, especialmente na região do Portão do Inferno.

Segundo o chefe do Executivo Estadual, a Parquetur está usando a necessidade de o Estado resolver o problema do acesso como uma "boa desculpa para quem não tem capacidade de fazer o que se comprometeu".

Mendes questionou a validade do impedimento contratual, chamando o argumento de "conversa fiada" e insistindo que a empresa deveria cumprir os compromissos.

"Olha o contrato e vê se tem isso ou se tem algum impedimento de investimento, isso é conversa fiada. [...] Fizeram uma grande M com a contratação dessa empresa, tá lá um parque que foi contratado e não teve um centavo de investimento, está lá o parque abandonado, sem investimento, uma vergonha. O governo do Estado tinha 200 milhões e não quiseram, fizeram uma escolha que se mostra um fracasso", declarou.

A declarações são uma reação ao fato de o ICMBio ter feito um termo aditivo ao contrato com a Parquetur sob a alegação de uma queda na visitação, colocando à responsabilidade aos problemas de tráfego na MT-251, no ponto do Portão do Inferno, que desde 2023 segue com problemas devido a possibilidade de demoronamento do paredão, principalmente, na época de chuva. 

O governador rebateu os arumentos do ICMBio e exigiu dados oficiais. "Manda apresentar dados oficiais, muita conversa fiada, as pessoas tem que ter assertividade, senão vira fofoca e não vira resultado", declarou Mendes.

O ICMBio, por outro lado, afirma que não recebeu comunicação formal da Sinfra (Secretaria de Infraestrutura) sobre a decisão de abandonar o retaludamento ou qualquer documentação de licenciamento para o túnel.

Isso impede o órgão de declarar que os impedimentos foram superados e, consequentemente, manter a concessão suspensa.

 Veja vídeo

 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.