24 de Julho de 2024

CULTURA Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023, 08:04 - A | A

LITERATURA

Dia do Poeta Mato-grossense! Silva Freire é homenageado em encontro

Encontro virtual será transmitido em tempo no canal da Casa Silva Freire no YouTube e será mediado pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral

Redação PP

poeta silva freire

 O poeta Benedito Sant’Anna da Silva Freire,

O poeta Benedito Sant’Anna da Silva Freire, um dos mais célebres literatos nascido em Mato Grosso, é homenageado nesta quarta-feira (20), Dia do Poeta Mato-grossense e data de seu aniversário, no último episódio da 1ª temporada da série “Conversas ao pé do cajueiro”.  

O encontro virtual será transmitido em tempo no canal da Casa Silva Freire no YouTube e será mediado pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral. Participam Keiko Okamura, que é superintendente da Economia Criativa da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso), e o produtor cultural e diretor de cinema e teatro, Luiz Marchetti. 

Como nos episódios anteriores, um dos poemas de Silva Freire é ponto de partida para as análises dos convidados. 

Desta vez, “Árvore Símbolo Vida-Viva”, retirado do livro de Silva Freire, 3° volume da trilogia Ossatura Cuiabana. 

À última live desta temporada também está reservada a retrospectiva do Circuito Cultural Setembro Freire, evento anual que ocorre desde 2008 em celebração à vida e obra do poeta.

Sobre o poema de Silva Freire a ser explorado na live deste mês, Luiz Marchetti diz que ele traduz de maneira intensa, como era em tudo que fazia, um dos símbolos da nossa cuiabania, o cajueiro. 

Para Keiko, a obra de Silva Freire é muito bem-sucedida em seu propósito: identificar, retratar e compor o imaginário da cultura cuiabana. 

Todos os episódios das Conversas ao pé do cajueiro estão disponíveis para consulta no canal da Casa de Cultura Silva Freire no YouTube. Ao longo dos últimos 12 meses, cientistas, escritores, artistas e produtores discutiram, debateram e analisaram a obra do poeta. 

A Casa de Cultura Silva Freire também abriga acervo de imensurável valor, com boa parte da produção cultural do poeta, coleção literária, fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais. Boa parte desse acervo já está disponível ao público gratuitamente. 

Amor pela cultura 

Silva Freire foi jornalista cultural, advogado, poeta de vanguarda e professor titular do Departamento de Direito da UFMT. Colaborou para a formação cultural brasileira e para a história política, educacional e literária mato-grossense, tendo sido preso e cassado em seus direitos políticos pela ditadura militar. 

Benedito Sant’Anna da Silva Freire nasceu no dia 20 de setembro de 1928, em Porto de Fora, vila próxima à Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger (MT). Apesar disso, foi registrado em Cuiabá, onde viveu até os 62 anos. Faleceu em 11 de agosto de 1991. 

O poeta Silva Freire morou durante a infância e adolescência em uma casa no entorno da Praça da Mandioca, situada à rua Pedro Celestino (Rua de Cima), esquina com a Travessa 12 de outubro. 

Serviço 

  • Casa Silva Freire apresenta último episódio da live “Conversas ao pé do cajueiro” 
  • Com Keik Okamura e Luiz Marchetti, mediação de Maurilia Valderez 
  • Quarta-feira, 20 de setembro, às 17h 
  • No canal do youtube/@casasilvafreire 


Comente esta notícia