19 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 31 de Maio de 2019, 16:44 - A | A

Enfermarias

Mais 90 leitos do HMC são inaugurados e prefeito projeta entrega total em agosto

Por : Allan Pereira e Mikhail Favalessa - RD News

image

3º etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho foi inaugurada, na manhã desta sexta (31), no bairro Ribeirão do Lipa. Mais 90 leitos de enfermarias clínicas foram entregues, mas a unidade ainda vai receber somente os pacientes que aguardam atendimentos eletivos pela fila do SUS. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) classifica a entrega da nova etapa como a “maior obra da saúde pública de Mato Grosso”.

“É a concretização do sonho e a entrega planejada com responsabilidade, segurança e planejamento dignos de elogio de Ministério da Saúde, que está acompanhando pari passo essa que é a maior obra de saúde pública da história de Mato Grosso”, disse Emanuel aos jornalistas.

A solenidade contaria ainda com a presença do coordenador geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, Rafael Leandro Mendonça, mas, por divergência de agenda, ele não pode vir a Capital. Técnicos da pasta do Governo Federal visitaram a unidade, nesta quinta (30), e elogiara as obras.

A entrega da terceira etapa consiste no funcionamento de mais 90 leitos de enfermarias clínicas entre masculinas, femininas e pediátricas. Além disso, será entregue um parque tecnológico de imagens que atenderá os serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia. Agora, o HMC passa a ofertar 180 leitos clínicos capazes de atender e estabilizar quaisquer intercorrências graves, caso ocorra com algum paciente internado.

Mas os pacientes atendidos pela nova etapa serão eletivos. Isto quer dizer que a unidade só fará o atendimento de pessoas que aguardam na fila do SUS para algum procedimento de média e alta complexidade. A unidade não fará, neste momento, o atendimento chamado "Portas Abertas".

De acordo com o secretário municipal de Saúde Luiz Antonio Possas Carvalho, a prefeitura deve levar mais três meses para a inauguração total do HMC. Em julho, deverá ser lançado mais uma etapa e, em agosto, a última.

Emanuel e descerramento placa pronto socorro

 

 

 

O antigo Pronto-Socorro, que ainda está em funcionamento, continuará a receber pacientes de urgência e emergência. Emanuel disse que ainda não sabe o que será feito da estrutura quando fizer a entrega total do HMC. Mas já se sabe que uma parte dele vai funcionar a ala pediátrica com 50 leitos de retarguarda, em que o espaço já está revitalizado, além de fechar para reforma o primeiro andar e subsolo.

Além de Emanuel, a cerimônia contou com a presença dos senadores Jayme Campos (DEM) e Wellington Fagundes (PR) e os deputados federais Rosa Neide (PT), Dr. Leonardo (Solidariedade) e Emanuelzinho (PTB), que é filho do prefeito.

O que foi entregue nas outras etapas

A primeira etapa de lançamento do hospital foi em fevereiro deste ano. A Prefeitura entregou 90 leitos de enfermaria clínica, além da abertura é o ambulatório. Os pacientes serão atendidos nas especialidades de cardiologia, urologia, mastolagia, ginecologia cirúrgica, pequenas cirurgias, ginecologia, dermatologia, saúde mental (clínica), endocrinologia, ortopedia geral e ortopedia de quadril e joelho.

Já na segunda etapa, a prefeitura entregou 90 leitos de enfermaria clínica, laboratórios de análises clínicas, refeitórios, leitos de estabilização e da farmácia satélite.

Confusão

A inauguração da nova etapa do Pronto-Socorro quase foi marcada por confusão. Isto por que o vereador Abilio Júnior (PSC), que faz forte oposição a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, gravou vídeos e fez questão de marcar protestos no local. Além disso, uma secretária adjunta ligada a saúde chegou a arrancar o celular das mãos do parlamentar municipal. Abílio circulou todo a unidade do hospital, gravando vídeos e tirando fotos. 



Comente esta notícia