13 de Julho de 2024

INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE Terça-feira, 26 de Março de 2024, 11:02 - A | A

SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL

MP recomenda à Sinfra que libere vans e suspenda bloqueios na MT-251; assista

DA REDAÇÃO - Alo chapada

fila de carro chapada

 

Em notificação, a 1ª Promotoria de Justiça Civil de Chapada dos Guimarães, pede, entre outras medidas, a eliminação do bloqueio do tráfego de veículos quando da ocorrência de chuvas e a liberação de vans com estudantes universitários, bem como carros com carroceria e micro-ônibus.

A notificação foi feita pelo promotor de Justiça, Leandro Volochko, que afirmou no documento que está cientificamente comprovado que não existe relação direta entre os deslizamentos de blocos e a ocorrência de chuva. Recordou ainda que o principal deslocamento de bloco na região não aconteceu durante um dia chuvoso.

As causas de quedas de blocos são diversas e não estão necessariamente relacionadas a períodos de chuva. Assim, torna-se difícil a previsão da deflagração do processo. O modo de movimentação do bloco depende basicamente de sua geometria e da configuração da encosta. Nas regiões montanhosas do planeta, a queda de blocos é um tipo frequente de movimento de massa e, quando atingem zonas habitadas, é uma das principais causas de danos e fatalidades”, diz trecho do Manual de Mapeamento de Perigo do Serviço Geológico do Brasil utilizado pelo promotor para embasar o pedido ao Governo.

Ele solicitou também novo protocolo de sistema pare e siga para diminuir o tempo de espera na fila para no máximo 10 minutos. 

Considerou ainda que o sistema de bloqueio adotado pela Sinfra traz prejuízos à população que se vê isolada, visto que a rota alternativa existente possui cerca de 200 quilômetros. Isso também implicou no encarecimento das mercadorias comercializadas na cidade, pelo aumento do frete, e dificultou o acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

Com informações da TV CHAPADA 



Comente esta notícia