20 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 15 de Maio de 2023, 18:11 - A | A

NOTIFICAÇÕES COMEÇAM EM JUNHO

Semob instala dois novos pontos de radares em avenidas de Cuiabá

Medida cumpre uma TAC firmada com o Ministério Público Estadual

CAROLINA ANDREANI - HNT

av lavapes cba

 

Cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou dois equipamentos de monitoramento eletrônico na avenida das Torres, próximo ao Armazém Mamur, e outros dois na avenida José Monteiro de Figueiredo, a antiga Lava-pés, próximo ao Goiabeiras Shopping.

Os instrumentos de fiscalização somente entrarão em operação (com a emissão de notificações) a partir do dia 15 de junho de 2023.

Na avenida das Torres, a lombada eletrônica foi instalada em ambos os sentidos da via e vai monitorar a velocidade permitida, que é de 40km.

Já na antiga Lavapés, os motoristas deverão ficar atentos para não parar sobre a faixa de pedestre, avançar sob o semáforo e quanto à velocidade permitida, de 50 km.

Os novos equipamentos não irão emitir autuações ainda porque estarão em período de adaptação e, no prazo educativo, os motoristas que passarem por esses pontos e cometerem infrações de trânsito irão receber apenas uma notificação orientativa, até 14 de junho.

A instalação dos equipamentos de monitoramento é efetivada após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

"Por meio do Boletim Epidemiológico dos acidentes de trânsito é possível identificar os fatores e condutas de risco de vítimas do trânsito urbano. Desta forma, todo estudo técnico e análise para implementação de políticas públicas no intuito de diminuir os acidentes de trânsito são provenientes dos dados técnicos da Comissão. As vias que já possuem a fiscalização eletrônica, nota-se que houve uma diminuição média de 38% no índices de acidentes, consequentemente diminuindo também a mortalidade, cabe ressaltar que o excesso de velocidade é principal fator de risco encontrado em acidentes com vítimas fatais no município. O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, fica atrás apenas da Índia e da China, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)", comentou o secretário de Mobilidade, Juares Samaniego.

No total, a Capital conta com 49 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica, todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente e aferidos pelo Inmetro, conforme determina a legislação.

Em Várzea Grande, radares eletrônicos começaram a fiscalizar o trânsito em 14 pontos no dia 17 de abril, já estabelecendo sanções. As multas são operadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro e podem variar de R$ 180 a R$ 880, dependendo da infração cometida.



Comente esta notícia