24 de Julho de 2024

AGROECONOMIA Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 13:41 - A | A

PADRONIZAÇÃO

Extrato bancário muda nesta segunda; entenda como identificar as operações

g1

xc eletr

 

Os extratos bancários vão mudar a partir desta segunda-feira (8). A partir de agora, os documentos terão nomenclaturas padronizadas. Clique aqui para saber como identificar a operação no extrato.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o objetivo é facilitar a compreensão pelos clientes, principalmente aqueles que possuem ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição.

O extrato bancário é o documento disponibilizado pelas instituições financeiras e que resume as transações realizadas pelo cliente em sua conta bancária.

Nesse primeiro momento, a mudança irá abranger apenas as denominações existentes para operações de saque e depósito. Depois, a estimativa é que a padronização se expanda para outras operações financeiras.

Segundo o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Faria, a iniciativa vai universalizar as informações e ampliar o acesso da população aos serviços bancários.

Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, afirmou Faria em nota oficial.

Como identificar a operação no extrato?

Ainda de acordo com a federação, as operações tendem a ser mais claras para a população.

Operações como “depósito de cheque no ATM”, por exemplo, que englobam as situações em que o cliente deposita um cheque nos caixas eletrônicos da agência, passar a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.

Já as operações de saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Veja painel com a descrição AQUI.



Comente esta notícia