13 de Julho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 07:49 - A | A

EMBATES EM BRASÍLIA

Medeiros: Lula repetirá tática venezuelana para domar Congresso

José Medeiros acredita que futuro presidente contará com a ajuda do ministro Alexandre de Moraes

Vitória Gomes - Midia News

deputado medeiros

 O deputado federal José Medeiros (PL) 

O deputado federal José Medeiros (PL) diz que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará movimentos para cooptar parlamentares que poderiam lhe fazer oposição ou ser independentes no Congresso Nacional.

 O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, terá a maior bancada tanto na Câmara Federal quanto no Senado em 2023

 Devido a este cenário, é esperado que o petista enfrente um desafio para conseguir negociar com o Congresso.

 Para Medeiros, Lula deve adotar o mesmo método do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para conquistar os deputados e senadores.

Estou prevendo que o Lula deve copiar o sistema do Maduro. Ele vai tentar cooptar, quem ele conseguir bem, quem ele não conseguir cooptar ele vai usar o time dele no STF (Supremo Tribunal Federal) para abafar essa turma”, afirmou à rádio Capital FM.

 “Então, o cara abriu a boca, falou algo que ele não gostou, vai ter polícia na porta, ele vai abafar na base da força. Foi o que aconteceu na Venezuela”, completou.

 O deputado novamente mencionou o ministro Alexandre de Moraes como um dos que fará parte desse esquema que ele imagina que o petista adotará.

 Medeiros citou as habilidades de Lula para conseguir conquistar o Congresso e ainda lembrou do Mensalão, escândalo descoberto no Governo do petista em 2005, em que deputados recebiam “mesada” para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo.

Para o parlamentar, nada impede que a corrupção volte a ocorrer a partir do início do mandato de Lula, pois, de acordo com Medeiros, Lula irá receber o governo com o “caixa cheio”.

 “Acredito que ele vai ter uma relação do jeito que quiser, porque ele vai comprar a grande mídia de novo e o sistema legal, por causa dos ministros que ele nomeou da outra vez”, finalizou.

 Apesar da análise de Medeiros, outros analistas políticos acreditam que Lula conseguirá espaço para negociar no Congresso por meio dos políticos de Centro, que também compõe grande parte da bancada.



Comente esta notícia