O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) anunciou, nesta segunda-feira (11), que vai criar três novas secretarias na Prefeitura de Cuiabá, que passarão a funcionar a partir de 2025.
As novas pastas serão de Segurança Pública Municipal, Secretaria de Bem-Estar Animal e Planejamento Urbano. Além disso, Brunini informou que haverá o desmembramento da atual Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável.
Durante a coletiva, o futuro prefeito também destacou que a reorganização da estrutura administrativa implicará a redução de algumas secretarias, devido à criação de novas áreas. Ele ainda revelou que as Secretarias de Planejamento e Fazenda serão fundidas.
Brunini criticou a atual estrutura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, afirmando que a junção de diferentes segmentos, como cultura e esportes, não é eficiente.
“A fusão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ela não representa eficiência e logo não representa economia, porque são secretarias que têm visões distintas”, explicou.
Sobre a Guarda Municipal de Cuiabá, Abilio anunciou a realização de um concurso público para o ingresso dos servidores. Quando questionado sobre a situação dos “amarelinhos” (agentes de trânsito), Abilio garantiu que eles não serão afetados, pois continuarão em suas funções.
“Agente de trânsito e a guarda municipal são funções distintas em nosso entendimento, até porque exigem formações distintas. […] Vamos manter a Secretaria de Mobilidade Urbana com os agentes de trânsito e tirar da Secretaria de Mobilidade Urbana o Planejamento de Mobilidade Urbana, que queremos colocar na Secretaria de Planejamento Urbano”, disse.