13 de Julho de 2024

OPINIÃO Sexta-feira, 14 de Abril de 2023, 09:22 - A | A

Você já se perguntou até que ponto conhece os seus filhos?

art virginia mendes

 Virginia Mendes

Tempos difíceis esses com tantas coisas ruins acontecendo, onde um espaço que poderia ser um porto seguro passa a ser usado como alvo, aterrorizando as famílias e os alunos nas escolas. E como se não bastasse, pessoas usam a situação para alimentar as Fake News. O caso de Blumenau comoveu todo o mundo. Não consigo imaginar a dor daquelas famílias. Crianças tiveram suas vidas interrompidas, outras foram feridas, que mundo doente é esse que estamos vivendo? Me pergunto isso todos os dias.

Agora uma onda de mensagens é espalhada sobre possíveis ataques em escolas por todos os estados. De acordo com a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), 100 % dos casos onde a delegacia atuou de maneira direta ou indireta em Mato Grosso são trotes. Enquanto pessoas de bem e preocupadas com o bem-estar da população precisamos frear essas mensagens.

Sou mãe de três filhos e posso afirmar que conheço todos eles bem. Esse relacionamento com o maior amor que temos em nossas vidas é muito importante. Então, saber o que nossos filhos estão fazendo, saber da rotina deles e avaliar o comportamento deles é extremamente importante. Precisamos estar atentos às pessoas que mais amamos.
Não podemos admitir que professores sejam desrespeitados, não podemos aceitar a inversão de valores, e mais, a escola é uma extensão da educação dos nossos filhos, porém, não é 100% responsável por todos os atos dos nossos filhos.

Outro ponto que temos que levar em consideração é o quanto espalhar as Fake News é perigoso, porque sabemos o que somos capazes de fazer, mas não sabemos o que o outro que está passando por problemas a exemplo do bullying pode reagir, de repente ela pode se encorajar e acabar ferindo pessoas inocentes, esse é o efeito contrário que toda essa onda de falsas informações pode causar.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública tomou algumas medidas como precaução. Adotou por meio de Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas a instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento em escolas estaduais de MT. Além disso serão adotadas outras seis medidas, são elas: o Botão do Pânico e o fortalecimento das rondas ostensivas para garantir a segurança, o combate à violência nas unidades e o aumento do quadro de profissionais e o aumento do quadro de profissionais psicólogos das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Conforme anunciado pela Secretaria de Estado de Educação também será disponibilizado o aplicativo Botão do Pânico para os diretores e outros profissionais de unidades escolares. Uma central de telefones de emergência está sendo criada com os números 197 e 190, e o celular (65) 99973 44 29, para receber denúncias via mensagens de Whatsapp.

Com todas essas medidas, reforço, se aproxime mais dos seus filhos, tire um tempo para conversar com eles. Se perceber alguma mudança de comportamento, busque ajuda. Nós temos que colocar a família em primeiro lugar sempre, mesmo com a correria do dia a dia. Vamos cuidar do nosso maior amor. Essa é a melhor maneira de vencer esse mal que assola toda sociedade. E faça essa pergunta a si mesmo: Até que ponto conheço os meus filhos?
Deus nos abençoe!

Virginia Mendes é economista e primeira-dama de MT



Comente esta notícia