24 de Julho de 2024

ESPORTES Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 12:29 - A | A

Confira o calendário completo do futebol brasileiro e sul-americano em 2023

Com o fim da Copa do Mundo, as atenções se voltam novamente para dentro do país, com competições nacionais e internacionais

por Agência Estado - Esportes

bola da copa

 

Com o fim da Copa do Mundo, as atenções no futebol se voltarão para os campeonatos nacionais a partir de janeiro.

Em 2023, assim como nos outros anos, o calendário do futebol brasileiro começa com os estaduais e termina só em dezembro, com a decisão do Brasileirão. A reportagem fez um levantamento de todas as datas para os clubes do país no próximo ano.

Principal torneio das categorias de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior abre o calendário das competições nacionais.

A partir do dia 2 de janeiro, 128 clubes entram em campo em busca do título e para revelar os novos talentos para o futebol brasileiro nos próximos anos. Atual campeão, o Palmeiras estreia no dia 3, em São José do Rio Preto, contra a Juazeirense.

O Corinthians, maior campeão, joga no mesmo dia, contra o Zumbi, de Alagoas, em Araraquara.

Santos e São Paulo estreiam no dia seguinte. O tricolor paulista joga em Marília, contra o Porto Velho, de Rondônia, enquanto o Alvinegro enfrenta o São Raimundo, de Roraima, em Santo André. A final acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista. Com o estádio do Pacaembu em reforma, o local ainda não foi definido — em 2022, o Allianz Parque recebeu a decisão entre Palmeiras e Santos.

CAMPEONATO PAULISTA

Palmeiras é o atual campeão paulista e defenderá o título em 2023

Palmeiras é o atual campeão paulista e defenderá o título em 2023

Ainda antes da decisão da Copa São Paulo, os profissionais entram em campo para os campeonatos estaduais ao redor do Brasil. O Paulistão, o mais antigo do país, começa no fim de semana no dia 14 de janeiro. Os horários ainda serão definidos, mas a Federação Paulista de Futebol já revelou os confrontos para todas as rodadas da competição.

 

Atual campeão, o Palmeiras enfrenta, em casa, o São Bento. São Paulo e Santos também estreiam como mandantes, contra Ituano e Mirassol, respectivamente. O Corinthians é o único dos quatro grandes que joga sua primeira partida fora de casa. Maior campeão, o Alvinegro vai a Bragança Paulista enfrentar o RB Bragantino.

As datas das partidas de mata-mata ainda serão definidas pela FPF. Em 2022, por conta da Copa do Mundo, a segunda partida da final, entre Palmeiras e São Paulo, aconteceu no dia 3 de abril. O Alviverde venceu por 4 a 0.

SUPERCOPA DO BRASIL

Competição retomada pela CBF em 2020, a Supercopa do Brasil é a competição que, em teoria, abre as disputas nacionais do ano. Em 2023, o Palmeiras, campeão brasileiro, enfrenta o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, em jogo único, no dia 28 de janeiro. O local ainda não foi definido pela entidade — EUA e Arábia Saudita enviaram propostas à CBF para receber a competição. No último ano, Atlético-MG e Flamengo se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá.

MUNDIAL DE CLUBES

Além da disputa da Supercopa do Brasil, o Flamengo tem outro compromisso no começo de 2023: o Mundial de Clubes, que será disputado no Marrocos entre os dias 1º e 11 de fevereiro. Campeão da Copa Libertadores, o clube carioca será o representante da Conmebol no torneio. Além dele, seis clubes completam a disputa: Real Madrid (Uefa), Auckland City (OFC, da Oceania), Seattle Sounders (Concacaf), Al-Ahly (CAF, da África) e Wydad Casablanca, representante do país-sede.

A única incerteza ainda é o representante asiático. A Liga dos Campeões Asiática termina no dia 28 de fevereiro, após o Mundial de Clubes. A tendência é que o Al-Hilal, campeão em 2021, seja o escolhido para representar o continente.

COPA DO BRASIL

Competição "mais democrática" do futebol brasileiro, a Copa do Brasil, que reúne clubes de todos os estados do país, começa no dia 22 de fevereiro, na primeira fase. A novidade da competição para este ano são as finais, que serão nos dias 17 e 24 de setembro, aos domingos. Até o último ano, as partidas decisivas eram disputadas às quartas-feiras. Em 2020, por conta da pandemia, os jogos finais entre Palmeiras e Grêmio foram disputados no fim de semana.

LIBERTADORES

Libertadores continua como principal desejo dos clubes brasileiros; Fla defenderá o título

Libertadores continua como principal desejo dos clubes brasileiros; Fla defenderá o título

Objeto de desejo dos clubes brasileiros, a Libertadores começa no dia 8 de fevereiro, com as fases preliminares. Fortaleza e Atlético-MG são os únicos do Brasil que disputarão esse estágio inicial da competição. O sorteio acontece nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília).

Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Internacional e Athletico-PR são os outros representantes brasileiros, que começam a disputa já na fase de grupos. A final, em jogo único, está marcada para o dia 11 de novembro, mas ainda não tem sede definida. O estádio do Morumbi, em São Paulo, é um dos concorrentes para receber a decisão.

COPA SUL-AMERICANA

Outra competição continental da Conmebol, a Copa Sul-Americana começará no dia 8 de março, com as fases preliminares. Todos os representantes do Brasil (São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino) iniciam a disputa já na fase de grupos. A final está marcada para o dia 28 de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Por fim, a principal competição nacional, o Campeonato Brasileiro, tem início previsto para o dia 15 de abril, mesma data da Série B, que neste ano contará com os rebaixados Goiás, Juventude, Avaí e Ceará. O calendário completo, com todas as datas e rodadas, ainda não foi definido pela CBF. A última partida está marcada para o dia 3 de dezembro.

 


Comente esta notícia