Cuiabá e Várzea Grande iniciam, nesta terça-feira (7), a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde. Poderão receber o imunizante quem tomou a terceira dose com intervalo mínimo de quatro meses.
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o município segue o Plano Nacional de Imunização. A quarta dose estará disponível nas unidades de saúde onde são aplicadas a vacina contra a covid-19, além do polo de vacinação da Unic Beira Rio.
A liberação da quarta dose foi autorizada pelo Ministério da Saúde no dia 2 de junho. Para tomar a quarta dose, a pessoa deve respeitar intervalo mínimo de quatro meses após a terceira dose (dose de reforço).
Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Flavia Guimarães, 44 locais de imunização de adultos receberão reforço da vacina para atender ao público.
“Estamos vivenciando uma nova onda de covid-19, mas, felizmente, com casos bem leves. Isso é consequência da vacinação, que evita que a doença evolua para formas mais graves. Por isso, é importantíssimo seguir com a imunização, pois, quanto mais gente vacinada, mais fraco o vírus fica”, ressaltou a gerente.
Em Cuiabá, os imunizantes disponíveis para quarta dose de reforço são Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande também confirmou que aplicação da quarta dose para faixa etária a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde inicia nesta terça-feira em todos os polos de vacinação da cidade.