12 de Julho de 2024

INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, 08:55 - A | A

COVID EM ALTA

Casos crescem 686% em um mês e Saúde alerta municípios

Estado registra baixa cobertura vacinal e alta taxa de ocupação das UTIs

DA REDAÇÃO - Midia News

pessoa testando covid

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou os 141 municípios de Mato Grosso quanto ao aumento dos casos de contágio da Covid-19 e ao atual cenário epidemiológico.

Além de reforçar a importância das medidas de biossegurança, o documento ainda solicita às gestões municipais informações sobre as providências que serão adotadas para reduzir a transmissão do vírus em cada município.

 Nos últimos 14 dias, Mato Grosso registrou 4.458 novos casos e 10 óbitos pela doença. Em 14 dias do mês de novembro, foram confirmados 567 novos casos da Covid-19, o que representa um aumento de 686% no período de um mês.

 Atualmente, o Estado registra a baixa cobertura vacinal de públicos elencados para a imunização e alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao tratamento da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

 “Infelizmente, só o Estado manteve leitos de tratamento dos pacientes com coronavírus pelo SUS, e já registramos uma recente alta na taxa de ocupação. Precisamos do empenho dos municípios neste sentido. Também é preciso que, neste momento, a população se conscientize e siga a orientação de manter a vacina em dia, higienizar frequentemente as mãos, usar máscara e evitar aglomerações”, disse a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.

É imprescindível a atuação dos municípios no âmbito da oferta de leitos, da cobertura vacinal e da conscientização da população. A pandemia não acabou”, reforçou, acrescentando que a ação dos municípios é fundamental para que o número de casos e internações não aumente no Estado.

 Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2022, foram notificados 44.943 novos casos de Covid-19 no Brasil. Destes, 235 resultaram em óbito pela doença, indicador que aponta para média móvel de 14.981 casos e de 78 óbitos por dia.



Comente esta notícia