21 de Julho de 2024

CULTURA Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022, 10:10 - A | A

ENTRADA GRATUITA

Grupo Flor Ribeirinha apresenta espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil no Cine Teatro

Assessoria de Imprensa

flor ribeirinha

 

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio apresentará o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, nesta sexta-feira, 30 de setembro, ás 20h, no Cine Teatro Cuiabá. A apresentação integra a programação da XV Mostra de Dança de Mato Grosso.

Conforme o repertório do espetáculo, o grupo terá palco as danças do boi bumbá, moringa, frevo solos, frevo conjunto, a música útero do mundo, rasqueado cuiabano, lambadão, o siriri, canto das três raças, canta Brasil e aquarela do Brasil, além da finalização com a dança de São Gonçalo.

O espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil homenageia as danças das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste. O grupo encena as danças tradicionais brasileiras num majestoso espetáculo, que inclui o boi bumbá, oriundo do Norte, o frevo do Nordeste e o Siriri enraizado na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, representando a região Centro Oeste, além do samba contagiante do Sudeste do Brasil.

O diretor artístico do Flor Ribeirinha, Avinner Brandão explica que o espetáculo Mato Grosso Dançando Brasil é uma homenagem às manifestações tradicionais do país, representando a arte e a cultura. O Flor Ribeirinha encena as danças com várias nuances, personagens, ritmos e gestualidades, compondo o grande repertório. “Através deste espetáculo, homenageamos a cultura dançante do povo. Sua produção é um recorte artístico das tradicionais danças existentes no Brasil”.

O grupo Flor Ribeirinha já circulou com o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil por diversos países da Europa e também na Ásia. O grupo venceu os maiores Festivais de Folclore, realizado em 2017 na Turquia, em 2021 na Polônia. Este ano, se consagrou como tricampeão mundial na Bulgária.

A Doutora Honoris Causa e fundadora do grupo, Domingas Leonor da Silva, ressalta que o grupo que tem 29 anos de história, rompeu fronteiras para mostrar a cultura regional do estado e dos brasileiros, sem deixar de olhar pelas origens em Cuiabá, especialmente a comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

Para mim, é motivo de muito orgulho e felicidade apresentar o espetáculo na Mostra de Dança de Mato Grosso, promovida por pessoas que tanto valorizam a nossa cultura popular”, disse ela, enaltecendo o evento a ser realizado nesta sexta-feira no Cine Teatro Cuiabá, com a presença do grupo Flor Ribeirinha.

A entrada é gratuita, com retirada dos convites na sede da Cidarta, no Goiabeiras Shopping e também no Cine Teatro Cuiabá.



Comente esta notícia