13 de Julho de 2024

CULTURA Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 10:38 - A | A

VÃO ATÉ QUINTA

Estão abertas as inscrições para Edital Viver Cultura Expressões Artísticas

Edital irá contemplar 43 projetos pela Lei Paulo Gustavo

Com Assessoria

Estão abertas as inscrições para o edital "Viver Cultura – Expressões Artísticas", da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Dj musica

 

A seleção pública com investimento de R$ 2,15 milhões será para 43 projetos culturais dos segmentos de música, artes visuais, teatro, circo, dança e artesanato. 

Cada projeto receberá R$ 50 mil para desenvolver as ações culturais. O edital já está disponível para consulta no site da Secel. 

As inscrições foram abertas no último dia 8 e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até 16 de novembro, quinta-feira.  

Pessoas físicas e jurídicas (com ou sem fins lucrativos), desde que sejam residentes em Mato Grosso podem se inscrever para participar da seletiva, cada proponente poderá apresentar apenas um projeto, porém, organizações da sociedade civil e empresas culturais que representam mais de um artista ou grupos sociais poderão inscrever mais de uma proposta, podendo aprovar até cinco projetos.

A Secel ressalta ainda que,  60% dos projetos aprovados serão para o interior do Estado e 40% para municípios da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, conforme previsto na Lei do Fundo Estadual de Política Cultural.

A seleção será composta por fases de habilitação (análise documental) e de seleção (análise das propostas), a parte de análise  será conduzida por especialistas do segmento e por membros do Conselho Estadual de Cultura, e serão considerados critérios como relevância cultural, econômica, social e territorial. 

Fazem parte também as políticas afirmativas, com percentual de quantidade mínima de projetos apresentados por pessoas que se identificam como negros, indígenas, mulheres cisgênero ou pessoas trans.  O resultado final está previsto para 20 de dezembro.

Todas as informações sobre os pré-requisitos de participação e como o recurso poderá ser utilizado estão descritas no edital.

Mais informações: [email protected]
Telefones: (65) 3613-0233 / 0245



Comente esta notícia