13 de Julho de 2024

CULTURA Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022, 15:47 - A | A

CERRADO ACAPELLA

Corais de Chapada e Cuiabá se encontram na capital mato-grossense

Apresentação única e inédita que vai reunir coralistas das duas cidades, de diversas idades, no palco do Teatro do Cerrado “Zulmira Canavarros”, na próxima terça, às 20h; ingresso é um brinquedo

Da Redação c/ Assessoria

coral chapada

 

Cantar em grupo é terapêutico, desafiante e, principalmente, muito prazeroso. Quem faz canto coral sabe disso, mas fica melhor ainda quando se leva o resultado desse trabalho ao público. Essa é a proposta de “Cerrado Acapella”, uma apresentação única e inédita que vai reunir coralistas de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, de diversas idades, no palco do Teatro do Cerrado “Zulmira Canavarros” na próxima terça-feira, às 20h, sob a regência dos músicos Jefferson Neves e Tuanny Godoi.

Desde 2017, Jefferson e Tuanny estão à frente do Coro Experimental MT (CEMT), que já apresentou diversos espetáculos em Cuiabá, e no segundo semestre do ano passado eles iniciaram um trabalho em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá), a convite da Prefeitura Municipal. Graças à parceria idealizada pelo músico Raul Fortes e concretizada por meio da Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães, foi criado o Núcleo Coral de Chapada dos Guimarães (NCCG), que reúne 30 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 12 anos, no Coro Infantil do NCCG, e 35 adultos, que integram o Coral Adulto do NCCG.

Empolgados com a dedicação dos grupos chapadenses e cientes da importância de levar a uma plateia ampliada um show em que os novos coralistas tenham a oportunidade de mostrar o seu talento e, ao mesmo tempo, possam se confraternizar com a turma do CEMT, os dois regentes decidiram realizar “Cerrado Acapella”.

Acredito que a nossa principal motivação é fortalecer o movimento do Canto Coral em Mato Grosso, mostrar ao público que fazer canto coral é viável e prazeroso, e que cada vez mais pessoas têm procurado um coral para chamar de seu”, afirma Jefferson Neves. Músico tarimbado e versátil, Neves reconhece que o canto coral ainda tem muito a caminhar em Mato Grosso, um estado imenso (o terceiro maior do país) que ainda conta com um número reduzido de corais, principalmente no interior.

Ele e Tuanny acreditam que promover encontros como o de “Cerrado Acapella” contribuem para dar visibilidade ao canto coral e estimular a criação de mais grupos e, naturalmente, a adesão de novos cantores. Mais do que isso, a dupla aposta na importância de reforçar que os grupos corais podem produzir o seu próprio espetáculo sem ficar apenas participando de eventos organizados por outros. “A gente quis trazer para Chapada dos Guimarães a ideia de que os corais podem criar o seu espetáculo, mostrar a força do canto coral, que envolve música, interpretação, poesia e muita interação com a plateia”, explica o regente, que é também arranjador da maior parte das músicas interpretadas pelos coralistas do CEMT e do NCCG. Coral adulto do Núcleo Coral de Chapada dos Guimarães

Na apresentação do Teatro do Cerrado “Zulmira Canavarros”, estarão reunidos cantores com idade de 4 a mais de 70 anos. Os integrantes do CEMT – alguns com grande intimidade com o palco como a veterana Vera Capilé - estão entusiasmados e emocionados com a possibilidade desse encontro musical com seus novos parceiros.

O repertório, como é de praxe nos espetáculos com a marca de Jefferson Neves & Tuanny Godoi, será bem eclético. Inclui canções apresentadas pelo CEMT em seu último espetáculo e canções que estão sendo preparadas para o próximo, cuja temática é o Pantanal. O repertório dos Coros Infantil e Adulto do NCCH terá “Garça branca”, “Sujeito de sorte” e “Alvorada”, entre outras canções. A maioria das músicas será apresentada sem acompanhamento musical, o que originou o título do show: “Cerrado Acapella”.

“Nós vivemos no cerrado mato-grossense e somos eternos apaixonados pelo canto coral acapella. Embora sejam trabalhos diferentes, tanto o CEMT quanto o NCCG são desenvolvidos como o mesmo olhar e marcados pelo amor pelo movimento do Canto Coral”, comenta Tuanny.
A entrada para esse espetáculo inédito será um brinquedo, cuja distribuição ficará a cargo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

SERVIÇO

O que: “Cerrado Acappella” com o Núcleo Coral de Chapada dos Guimarães e o Coro Experimental MT, sob a regência de Jefferson Neves e Tuanny Godoi
Quando: Terça-feira, dia 6 de setembro, às 20h
Onde: Teatro do Cerrado “Zulmira Canavarros” - Av. André Maggi - Centro Político Administrativo – Cuiabá
Ingresso: um brinquedo



Comente esta notícia