20 de Julho de 2024

CULTURA Quarta-feira, 26 de Abril de 2023, 16:51 - A | A

ACESSO GRATUITO

Almanaque e documentário com a história de Cuiabá passam a integrar acervo do Sesc-MT

Livro infantil ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ e documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ estão disponíveis gratuitamente

Redação- Centro Oeste Popular

capa livro

 

A história de Cuiabá está registrada nas duas produções de autoria do Sistema Fecomércio-MT, que passaram a integrar o acervo do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT).

O segundo volume do livro infantil ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ e o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ foram lançados em comemoração aos 304 anos da capital mato-grossense. Promovendo o acesso gratuito às obras, o filme está disponível on-line, e o livro, na Biblioteca do Sesc Arsenal.  

Além prestar homenagem à Cuiabá e seus moradores, as obras contam a história da cidade em diferentes perspectivas e contemplam crianças e adultos. Com a disponibilização das produções buscamos aproximar o público da cultura local, que é um dos princípios do Sesc-MT", destaca o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior 

Focada em despertar o interesse do público infantil, o ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz – Volume II’ utiliza recursos como ilustrações, interatividade e quadros do artista plástico Walmir Leite para contar a história de Cuiabá. Prédios históricos, pontos turísticos e personalidades significativas são apresentados aos leitores entre as atividades propostas. A partir do lançamento, o título passou a integrar as ações itinerantes do Sesc-MT, bem como o acervo da do ‘Espaço do Saber’, no Sesc Arsenal, e das unidades ‘Sesc Escola’.  

Já o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ tem como protagonista a rua 13 de Junho, uma via centenária que, por concentrar boa parte do comércio cuiabano em prédios históricos, revela fragmentos importantes sobre a história da capital. O filme, com duração de 26 minutos, tem entre seus personagens historiadores e comerciantes que relatam sua conexão com a cidade. O filme pode ser conferido ao final do texto.  

Minissérie ‘Sesc Celebra Cuiabá’ 

O acervo audiovisual do Sesc-MT sobre a cidade de Cuiabá conta ainda com a minissérie ‘Sesc Celebra Cuiabá’. Com seis episódios lançados em 2022, a série documental está disponível na Playlist do Youtube https://bit.ly/playlistcelebracuiaba.   

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.  



Comente esta notícia