15 de Julho de 2024

CIDADES Quinta-feira, 08 de Junho de 2023, 12:31 - A | A

ARRECADAÇÃO DE FUNDOS

Esmolação para Festa de São Benedito visita imóveis de Cuiabá; veja vídeos

Peregrinação acontece anualmente, assim como a comemoração ao santo negro; festejos serão de 29 de junho a 2 de julho

CAROLINA ANDREANI - HNT

festeiro sao benedito

 

A Festa de São Benedito já tem data marcada em 2023 e as tradicionais visitas por ‘esmolação’ para a realização do evento já iniciaram nos imóveis de Cuiabá nesta semana.

A ação consiste em levar a banda dos festeiros às casas e arrecadar fundos para realizar a festa anual. Em 2023, o evento acontece entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

Já nesta sexta-feira (10), será realizado o Baile de Abertura, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com direito a open bar e food, por R$ 190 o ingresso individual.

Nesta quarta-feira, os festeiros marcaram presença no bairro Bosque da Saúde e levaram alegria para crianças de uma creche local. Desde 2009, a creche recebe a visita anual dos festeiros com a banda. “Eles [as crianças] amam a bandinha. Toda vez que eles ouvem aqui por perto: ‘tia, ó, a bandinha tá chegando’. Aí, a gente recebe. Eles cantam musiquinha pra eles. É uma festa [...] Eles adoram, eles são movidos a música né (sic)”, relata Janaina Oliveira, coordenadora da creche.

Maria Fonseca da Silva é festeira de promessa de São Benedito há 8 anos. Ela explica que, no dia 27, acontece o levantamento do mastro e o tradicional chá com bolo no largo do Rosário. No dia 29, começam as festividades, com missa às 5h da manhã. A procissão será realizada às 17h do dia 2 próximo.

Maria reforça à população o convite para participar e contribuir com o jantar de sexta-feira. “Comida típica, outros tipos de comida, sobremesa, vai ter o café da manhã. Vai até 4 horas da manhã o baile. Banda Megaron que vai tocar lá. Tudo incluído”, detalha.

De acordo com os relatos, a festa do santo negro é realizada desde 1982 ao redor da Capela de São Benedito e Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro. A festeira Maria conta que todo ano os responsáveis passam com a banda nos bairros de Cuiabá cujos moradors solicitam sua presença.

No sábado, a esmolação visitará o bairro Poção.



Comente esta notícia