23 de Julho de 2024

CIDADES Quinta-feira, 23 de Março de 2023, 08:13 - A | A

5 toneladas de lixo por dia são retirados do Centro de Cuiabá

Um balanço realizado pela prefeitura, mostra que mais de 20 toneladas de lixo são retiradas dos bueiros mensalmente.

Redação PP

lixo nas ruas

 Limpurb reforça limpeza de bueiros, mas conta com conscientização da população. (Foto: Reprodução)

A Defesa Civil de Cuiabá lançou um alerta à população para que não jogue lixo nas ruas, levando em conta os prejuízos decorrentes da obstrução de bueiros, que contribuem para as inundações.

Em uma operação realizada na quarta-feira (15), equipes do órgão identificaram o problema na região da praça Ipiranga, no cruzamento das avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Isaac Póvoas.

Cerca de cinco toneladas de lixo são removidas diariamente nas áreas centrais da cidade pela Limpurb (Empresa Cuiabana de Zeladoria Urbana).

O coordenador da Defesa Civil, Ozeias Souza Oliveira, explicou que durante o período de chuvas aumentam as ações de limpeza e desobstrução de bueiros.

Cuidados

Ozeias Souza Oliveira também reforçou as medidas de segurança que devem ser tomadas diante da previsão de chuvas nos próximos dias. Ele alertou que a população deve acompanhar as previsões do tempo e observar o comportamento dos córregos e rios.

A recomendação da Defesa Civil é que, ao observar a elevação do nível da água, as pessoas devem levantar os móveis, desligar os aparelhos elétricos da tomada e buscar locais mais seguros.

Ele também alertou para as pessoas evitarem se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, além de evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos.

No caso de ocorrência de raios e/ou chuvas intensas, os equipamentos devem ser desligados das tomadas. Também devem ser evitados locais abertos e descampados e não ficar dentro da água, evitando rios e cachoeiras onde em condições de chuvas intensas, pode levar a ocorrência de cabeças d’água.

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193. A Defesa Civil de Cuiabá pode ser acionada pelo telefone 3623-9633 ou pelo WhatsApp (65) 99310-8810.



Comente esta notícia