20 de Junho de 2025

VARIEDADES Quinta-feira, 05 de Junho de 2025, 14:48 - A | A

Tempo

Segunda onda de frio avança pelo Brasil e deve atingir MT

De acordo com a Climatempo, o ar frio começa a avançar sobre o estado a partir do domingo (8), com potencial para derrubar as temperaturas principalmente nas regiões sul, leste e centro-sul de Mato Grosso.

Nathalia Okede -PP

mapa do clima

 

A segunda onda de frio de 2025 começa a se espalhar pelo Brasil neste final de semana e também deve provocar mudanças no clima em Mato Grosso.

Mas, diferente da primeira frente fria registrada no fim de maio, essa nova massa de ar polar – prevista para se estender até o dia 14 de junho – será menos intensa, embora mais duradoura.

De acordo com a Climatempo, o ar frio começa a avançar sobre o estado a partir do domingo (8), com potencial para derrubar as temperaturas principalmente nas regiões sul, leste e centro-sul de Mato Grosso.

 

As áreas em azul-claro no mapa, desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso, terão alguns dias mais gelados e com mínimas e máximas ligeiramente mais baixas ao longo da próxima semana.

Novamente, áreas do Norte, podem ter friagem, com temperaturas ligeiramente mais baixas entre AC e o sul de RO.

A parte em azul escuro no mapa representa as áreas onde as temperaturas ficam 5°C ou mais, abaixo da média.

Frio em MT

As manhãs devem ser mais frias e as tardes menos quentes, mantendo o tempo seco típico do inverno mato-grossense.

O sul de Mato Grosso está na rota direta da frente fria. 

As cidades mais afetadas devem ser RondonópolisAlto AraguaiaPrimavera do Leste e Chapada dos Guimarães, que já devem começar a sentir os efeitos a partir de segunda-feira (9).

Na capital, Cuiabá, a previsão indica queda moderada de temperatura, com manhãs mais frias e tardes agradáveis. Não há previsão de chuva para os próximos dias, o que reforça o predomínio do tempo seco típico do inverno mato-grossense.

O restante do estado, como o norte e noroeste mato-grossense, deve sentir apenas uma ligeira queda de temperatura, sem impacto significativo no padrão climático da região.

Brasil

O avanço da frente fria começa pelo Sul do Brasil entre esta quinta (5) e sexta-feira (6), com destaque para o Rio Grande do Sul, onde o frio já se mantém constante. A partir de domingo, a massa polar se intensifica e atinge o Sudeste, Centro-Oeste e até parte do Norte do país, com previsão de friagem em áreas do Acre e sul de Rondônia.



Comente esta notícia