13 de Julho de 2024

VARIEDADES Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 17:34 - A | A

SAIBA COMO FUNCIONA

Nova IA descobre senhas pelo som do seu teclado

Novo sistema de inteligência artificial consegue quebrar senhas pelo ruído das teclas

OLHAR DIGITAL

mao no teclado

 

Especialistas do Reino Unido conseguira criar um sistema alimentado por inteligência artificial (IA) que descobre senhas com um índice impressionante de acerto, segundo os testes iniciais.

O mais curioso é que a ferramenta descobre tudo “ouvindo”.

Basta detectar o ruído das teclas para quebrar diversas combinações de caracteres.

Como funciona a IA que descobre senhas pelo som

-Segundo as informações do estudo, basta deixar um celular próximo ao teclado do computador para capturar ruídos das teclas.
-O sistema é tão eficaz que funciona até com sons captados pelo microfone nas videochamadas.
-Para treinar a IA, os profissionais utilizaram um MacBook Pro da Apple. Trinta e seis teclas diferentes foram acionadas várias vezes. A prática serviu de base para o modelo de IA aprender a detectar com precisão as pequenas diferenças do som emitido por cada tecla.
-Usando o aplicativo Zoom, a ferramenta conseguiu descobrir 93% das senhas pelo som das teclas. Já no Skype, o índice caiu ligeiramente para 91,6%.

Alerta para golpes 

Os responsáveis pela novidade também alertam que “os ruídos do teclado” podem parecer inofensivos, mas podem ser cada vez mais usados por criminosos para aplicar golpes e invadir contas.

Ao digitar uma senha, as pessoas ocultam regularmente a tela, mas fazem pouco para ofuscar o som do teclado”, comentaram os especialistas ao site The Next Web.

Como se prevenir
Para não ser pego de surpresa por um ataque que reconhece o som do seu teclado, a recomendação dos especialistas é adotar senhas aleatórias.

Outra dica ainda mais eficaz é preferir, se possível, o login por biometria (seja por reconhecimento facial ou pelas digitais).



Comente esta notícia