13 de Julho de 2024

VARIEDADES Quinta-feira, 22 de Junho de 2023, 15:49 - A | A

LEIA A NOTA OFICIAL

"Implosão catastrófica" matou todos a bordo de submarino em expedição ao Titanic

BBC

submarino

 

Os passageiros a bordo do submarino desaparecido Titan morreram durante o mergulho feito para visitar os restos do Titanic, afirmou a empresa que operava o equipamento.

A informação foi divulgada em comunicado pela OceanGate e confirmada posteriormente pela Guarda Costeira dos EUA.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos, que participou das buscas ao submarino Titan, disse ter encontrado cinco destroços “que nos informaram ser do Titan”.

Um porta-voz da Guarda Costeira relatou como foi o encontro das peças.

Inicialmente, nós vimos algo que parecia ser a parte externa da cabine de pressão. Encontramos a parte frontal e traseira da cabine de pressão. Depois, encontramos uma segunda área de destroços próxima da região, onde havia outro pedaço do casco da cabine de pressão. Isso nos leva a pensar que ela foi realmente destruída”, afirmou.

A partir disso, o órgão disse que vai mapear a região para tentar entender o que aconteceu.

Após serem questionados, os porta-vozes disseram que os destroços não foram encontrados próximos ao Titanic, a ponto de haver a suspeita de que fossem do navio que afundou em 1912. A Guarda Costeira americana informou que o tamanho e o formato dos destroços são consistentes com uma implosão castastrófica.

é muito cedo para dizer se a implosão ocorreu logo após a descida

Os representantes da equipe de resgate ainda disseram que “é muito cedo para dizer se a implosão ocorreu logo após a descida” e que vão continuar investigando essa área de destroços para identificar possíveis causas.

O Titan levava cinco pessoas a bordo e faz parte da empresa OceanGate, que oferece tours submarinos para visitar os destroços do Titanic.

Leia a declaração completa da empresa:

"Acreditamos que, infelizmente, perdemos nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeole.

Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.

Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos de grande alcance e trabalharam arduamente nesta missão.

Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.

Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar.

Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso".

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n4r91e2xvo 



Comente esta notícia