13 de Julho de 2024

VARIEDADES Quinta-feira, 20 de Julho de 2023, 08:52 - A | A

Dia do Amigo

Como manter amizades verdadeiras e duradouras

Dantielle Venturini -GD

dia do amigo

 

Uma pessoa para compartilhar momentos alegres, trocar segredos, buscar conselhos, mas também dividir a angústia e superar as dificuldades. Essas são as principais características citadas pelos cuiabanos para a definição sobre um verdadeiro amigo.

O papel da amizade é tão significativo na sociedade que para lembrar este laço, nesta quinta-feira (20), é comemorado o Dia do Amigo, pessoa que, segundo a psicologia, tem um papel importante para o desenvolvimento psíquico e social. 

A amizade é uma das coisas mais importantes na vida. Trata-se de partilhar alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, expectativas e desilusões”, afirma a psicóloga Vanessa Schorro Calháo.

Segundo ela, dividir momentos com pessoas, sejam elas do trabalho, da família ou mesmo nas relações amorosas, é uma necessidade do ser humano e é fundamental para o amadurecimento do indivíduo. 

A psicologia leva em consideração que os amigos são nossa segunda família. É um sentimento autêntico e o vínculo que chega mais perto da sensação de liberdade que a gente tem, porque não temos nenhuma obrigação e mesmo assim escolhemos que eles estejam ali”. 

Para Iran Monteiro da Silva Filho, 77 e Reinaldo Thomen, 69, que são amigos há mais de 5 décadas, a máxima de que o amigo é a família que escolhemos é real. A afinidade dos dois, que se conhecem desde de criança, é tanta que por causa das surpresas que vida reserva, os dois fortaleceram ainda mais a amizade, após se casarem. 

Acho que o que marca muito o quanto essa nossa amizade é forte é que terminamos casando com nossas mulheres, que são da mesma família, são primas uma da outra, e isso uniu ainda mais os laços”, afirma Iran. 

Os dois levam a amizade tão a sério que se encontram todos os dias no parque para uma caminhada e, assim, mantêm forte os laços que a correria do dia a dia acaba atrapalhando. 

Todos os dias estamos aqui porque a amizade vale muito mais do que o dinheiro. A amizade é uma coisa fantástica e não dá para viver sem”, afirma Reinaldo. 

Mesmo com tantos anos de convivência, Reinaldo lembra que os dois nunca brigaram e que o único problema nesta relação é o futebol. “Só tem uma briga, ele é flamenguista e eu vascaíno. Mas acabou o jogo, tudo está resolvido”. 

Psicóloga faz alerta para relações tóxicas

 Dia do Amigo é uma data importante para falar sobre a construção de relacionamentos saudáveis. Psicóloga Vanessa Schorro lembra que “quantidade não é qualidade” e que apesar de ser possível ter vários amigos, como o perfeito para ir a festas, o perfeito para conselhos, é preciso atenção aos amigos tóxicos. 

Segundo ela, relacionamentos abusivos não são apenas os amorosos. “Quando aquela amizade te traz mais mal do que momentos de prazer, é preciso repensá-la”. Ressalta que na maioria das amizades tóxicas, a presença do amigo não é sempre ruim. Muitas vezes ele é agradável, engraçado e compreensivo. “Os comportamentos tóxicos se manifestam nas entrelinhas, de maneira sutil”. 

É preciso estar atento a características como amigos que agem só por interesse próprio, que não são confiáveis, falam mal de você pelas costas, sugam sua energia e te colocam em situações desconfortáveis. Uma boa amizade, segundo Schorro, tem apoio, companheirismo, incentivo ao bom humor, confiança, compreensão aos limites, entre outros pontos.



Comente esta notícia