19 de Julho de 2024

VARIEDADES Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 18:07 - A | A

QUEBRANDO TABU

Campanha "Doando Vidas" incentiva mulheres a dispor de sangue

Iniciativa se expandiu e hoje incentiva também a doação de cabelo e leite materno

CLARYSSA AMORIM

doando vidas

 

A campanha “Doando Vidas” tenta quebrar o tabu e incentiva as mulheres a doarem sangue, cabelo e leite materno em Cuiabá. Idealizada pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), ocorre de 26 de agosto a 27 de setembro na Capital.

Desde 2011, a campanha tem como alvo as mulheres, uma vez que ainda existe escassez do gênero na doação, principalmente de sangue.  

A criadora da campanha em 2001, a então presidente da BPW Sueli Batista, disse que conseguiu expandir o projeto para a BPW nacional e acredita que além de contribuir para salvar vidas, ajudou, através da informação, a romper os mitos que limitavam as doações por mulheres.

Ela lembrou que foi doadora por 18 anos e só parou há cinco anos, depois de um problema de saúde.  

A desmitificação foi fundamental para a elevação do percentual da participação feminina nas doações que hoje já está em mais de 30% do público doador”, comentou.  

Reprodução

DOANDO VIDAS

 

No último domingo (21), as mulheres da BPW se reuniram no Parque das Águas em Cuiabá com balões vermelhos, cartazes e vestindo a camiseta do projeto para divulgar a campanha. Além da doação de sangue, o projeto também incentiva a doação de cabelo para confecção de perucas para pacientes oncológicos na Capital. 

Em Cuiabá, 13 salões aderiram ao projeto e cortam gratuitamente os cabelos para aqueles que dispuserem a doar. Cada salão fará o agendamento de acordo com a sua disponibilidade.

As mechas arrecadadas serão destinadas a AAPOC, entidade que possui como missão ofertar apoio para crianças, mulheres e homens em tratamento oncológico.

De acordo com a presidente do projeto Rúbia Ranzani, há 21 anos, quando o projeto começou, havia apenas 3% de mulheres doadoras de sangue.  

Presidindo a BPW Cuiabá, eu chamo a sociedade para que se engaje na importante iniciativa. A campanha salva milhares de vidas, pois se arrecada no período de um mês, a média de 100 a 120 bolsas de sangue por dia e cada bolsa salva até quatro vidas”, disse a presidente.  

As doações devem ser feitas no Hemocentro de Cuiabá e se, caso preferir, podem ser agendas pelos telefones (65) 98433-0624 ou 3624-0044.



Comente esta notícia