A campanha “Doando Vidas” tenta quebrar o tabu e incentiva as mulheres a doarem sangue, cabelo e leite materno em Cuiabá. Idealizada pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), ocorre de 26 de agosto a 27 de setembro na Capital.
Desde 2011, a campanha tem como alvo as mulheres, uma vez que ainda existe escassez do gênero na doação, principalmente de sangue.
A criadora da campanha em 2001, a então presidente da BPW Sueli Batista, disse que conseguiu expandir o projeto para a BPW nacional e acredita que além de contribuir para salvar vidas, ajudou, através da informação, a romper os mitos que limitavam as doações por mulheres.
Ela lembrou que foi doadora por 18 anos e só parou há cinco anos, depois de um problema de saúde.
“A desmitificação foi fundamental para a elevação do percentual da participação feminina nas doações que hoje já está em mais de 30% do público doador”, comentou.
No último domingo (21), as mulheres da BPW se reuniram no Parque das Águas em Cuiabá com balões vermelhos, cartazes e vestindo a camiseta do projeto para divulgar a campanha. Além da doação de sangue, o projeto também incentiva a doação de cabelo para confecção de perucas para pacientes oncológicos na Capital.
Em Cuiabá, 13 salões aderiram ao projeto e cortam gratuitamente os cabelos para aqueles que dispuserem a doar. Cada salão fará o agendamento de acordo com a sua disponibilidade.
As mechas arrecadadas serão destinadas a AAPOC, entidade que possui como missão ofertar apoio para crianças, mulheres e homens em tratamento oncológico.
De acordo com a presidente do projeto Rúbia Ranzani, há 21 anos, quando o projeto começou, havia apenas 3% de mulheres doadoras de sangue.
“Presidindo a BPW Cuiabá, eu chamo a sociedade para que se engaje na importante iniciativa. A campanha salva milhares de vidas, pois se arrecada no período de um mês, a média de 100 a 120 bolsas de sangue por dia e cada bolsa salva até quatro vidas”, disse a presidente.
As doações devem ser feitas no Hemocentro de Cuiabá e se, caso preferir, podem ser agendas pelos telefones (65) 98433-0624 ou 3624-0044.