Com 102 anos, Maria Benedita Martins de Oliveira tem muitos motivos para celebrar o Dia das Mães, comemorado neste domingo (14). A matriarca deu à luz a 7 filhos, entre eles o ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira. Lúcida e com disposição, a centenária celebrou mais um ano de vida no dia 1º de maio com uma grande festa na companhia de seus 35 bisnetos e sua tataraneta. Em entrevista ao Gazeta Digital, Maria disse que celebrou uma grande “dádiva”.
“É uma graça de Deus eu poder, com essa idade, estar lúcida, vendo meus filhos e netos. Só tenho que a agradecer por essa dádiva”, disse.
Morando numa casa no centro de Cuiabá, dona Maria passa grande parte do tempo numa cadeira de balanço, lendo, assistindo jornal e fazendo uma de suas atividades preferidas: jogar o caça-palavras.
Sempre atenta aos acontecimentos, a idosa também acompanha os telejornais. “Hoje eu não faço quase nada, fico em casa, converso, durmo, faço muito caça-palavras, leio e assisto jornal”, detalhou.
Emocionada, Maria recordou as boas lembranças da infância que tem de seu falecido filho, o ex-governador Dante de Oliveira. Com enorme e importante legado na vida pública, Dante ficou nacionalmente conhecido pela autoria de uma emenda constitucional que levou seu nome, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, num movimento que resultou na campanha das Diretas Já.
O político morreu em 2006, após sofrer uma infecção generalizada. Antes disso, foi prefeito de Cuiabá por 3 mandatos, deputado federal e estadual e Ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário do Brasil. Lula recordou da amizade que tinha com Dante e elogiou a idosa desejando que todos tenham a mesma “lucidez” que dona Maria teve ao manifestar-se em prol do povo brasileiro.
“Só agradeço a Deus por ter tido um filho que trabalhou e deixou o nome dele para o Estado. Ele era um bom filho e muito amoroso, estava sempre comigo e era uma boa criança”, recordou.
A matriarca acredita que se estivesse vivo, Dante estaria atuando na política estadual. “Acho que se estivesse aqui, ele deveria continuar trabalhando para o Estado”, expressou.
Antenada
Diante do histórico familiar, dona Maria não abre mão de acompanhar os acontecimentos políticos. Nas eleições de 2022, mesmo não sendo obrigada a participar do processo eleitoral por conta da idade, ela fez questão de exercer o direito do voto. Na ocasião, a idosa relatou “ter cumprido seu dever de brasileira”.
Eleitora declarada de Lula, a centenária chegou a ganhar um vídeo de aniversário do petista. Ela afirma que a política é complicada, mas acredita que os atuais governantes farão um bom trabalho para o Estado e o país.
“A política hoje é muito complicada, mas acho que vai indo bem. Espero que os governantes sejam capazes de trabalhar para que nosso país seja melhor, confiando em Lula, no governador daqui e em Deus. Também desejo que o bom Jesus continue cuidado de Cuiabá”, comentou.
Religiosa, Maria se despediu da reportagem deixou uma mensagem para as mães. “Eu sou uma pessoa de muita fé, então pra mim primeiro é ter fé em Deus. Peço a nossa senhora que abençoe nosso Brasil e nossas mães para que elas sejam um exemplo dentro de casa, de amor e de carinho”, finalizou.