20 de Julho de 2024

SAUDE Terça-feira, 08 de Agosto de 2023, 12:07 - A | A

Drogas

Veja onde buscar ajuda para enfrentar problemas com drogas em Mato Grosso

Três unidades oferecem serviços gratuitos para tratamento de usuários de drogas ilícitas e álcool

Por: Redação PP

seringas e drogas

 

A dependência química já é tratada no Brasil como um problema de saúde pública. As famílias que enfrentam o problema e querem procurar ajuda devem se atentar aos locais indicados para buscar o apoio necessário. O Primeira Página te ajuda.

A primeira coisa é saber a idade do paciente já que menores de 18 anos têm um tipo de condução do caso e os maiores, outro tipo.

Em Cuiabá, as crianças e adolescentes com problemas com álcool ou drogas são atendidas pelo Caps AD (Centro Integrado de Assistência Psicossocial Infanto-Juvenil). O Caps AD Adolescer está localizado na Rua Ceilão, Nº 304, Bairro Shangri-lá.

Quanto aos adultos, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirma que o SUS (Sistema Único de Saúde) garante o atendimento e acompanhamento para pessoas com qualquer tipo de dependência química.

A APS (Atenção Primária à Saúde) é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes.

A SES administra 2 unidades para tratamento da dependência química e do uso abusivo de álcool: o Caps AD e a unidade 3 do Ciaps (Centro Integrado de Assistência Psicossocial) Adauto Botelho.

O Caps AD está localizado no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, e é de demanda espontânea, ou seja, porta aberta para quem busca tratamento. Já a Unidade III do Ciaps Adauto Botelho, internação adulto (masculino), está localizado no Centro Político Administrativo, para onde são encaminhados os casos graves.

O Adauto Botelho oferece ainda o serviço de desintoxicação, que é um recurso terapêutico importante no processo de recuperação. O tratamento é realizado por uma equipe interdisciplinar, que visa à construção de múltiplas estratégias voltadas para a diminuição da vulnerabilidade e agravos à saúde.



Comente esta notícia