13 de Julho de 2024

SAUDE Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 11:39 - A | A

OUTUBRO ROSA

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer de mama

DA REDAÇÃO - Hipernoticias

outubro rosa

 

O mês de outubro é conhecido e marcado mundialmente pelo reforço das ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para fomentar autocuidado, a Unimed Cuiabá realiza mensalmente as atividades da Aquarela de Saúde enfatizando o mês e a cor que em outubro é o rosa.

Durante o mês, a Cooperativa médica realiza atividades educativas que têm por objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que cerca de 15% de todos os casos de câncer podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. A pesquisa mostra ainda que a inclusão hábitos simples como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, podem evitar cerca de oito mil novos casos de câncer por ano na população feminina com mais de 30 anos.

Nas mulheres o tipo mais frequente é o câncer de mama. Essa doença não tem uma causa única, mas fatores ambientais e comportamentais aumentam o risco de seu desenvolvimento. Entre os fatores que aumentam o risco estão o excesso de peso corporal, o consumo de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo.

O câncer de mama é conhecido por apresentar vários tipos, que podem ter desenvolvimento rápido ou lento. Na grande maioria dos pacientes, tratamento adequado e diagnóstico precoce são as chaves para o sucesso no tratamento.

A ginecologista e obstetra, Ana Amelia do Nascimento Cunha da Rosa enfatiza que a amamentação, por mais de um ano, também é considerada um fator de proteção. “Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. Para as mulheres que amamentaram por mais de um ano a redução na chance de adquirir a doença reduz em até 25%.”.

A médica reforça ainda que além desses cuidados é necessário que a mulher inclua em sua rotina de prevenção o autoexame das mamas, consulta médica e exames, entre eles a mamografia. “O cuidado com a saúde deve ser incluso como rotina e cuidado consigo mesma”.



Comente esta notícia