20 de Julho de 2024

SAUDE Quinta-feira, 29 de Junho de 2023, 12:51 - A | A

CUIDADOS REFORÇADOS

Especialista ensina dicas para aumentar imunidade e evitar doenças sazonais

Assessoria de Imprensa

pessoa gripada

 

Com a alta incidência de doenças virais, o fortalecimento da imunidade é uma forma de garantir que gripes e outras infecções não se tornem um problema grave. Algumas práticas associadas ao estilo de vida e alimentação, podem ser decisivas para a prevenção de doenças sazonais ou perenes.

É o que orienta o imunologista Joel Marcos Pereira, que atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Ele explica que o corpo humano trabalha no estado alcalino, ou seja, com baixo índice de acidez.

Qualquer situação que acidifica o nosso organismo pode fazer uma reação de defesa e ficamos suscetíveis aos vírus e bactérias. Dormir mal e tarde, excesso de açúcar, alimentos gordurosos, carne em excesso, produtos industrializados, refrigerantes, alimentos refinados. Todos estes tornam nosso corpo mais ácido e faz com que diminua a imunidade. Quando se tem um estilo de vida saudável é até possível pegar uma gripe ou virose, mas será leve e passageira”, explica o imunologista.

Joel enfatiza, que nas crianças, os cuidados devem ser redobrados, e a sugestão é que a alimentação se baseie em uma variada ingestão de alimentos saudáveis, principalmente, frutas, legumes e verduras. Também ele orienta para que problemas como alergias sejam diminuídos.

É importante a ingestão de frutas variadas pela manhã para as crianças, com mais de três tipos por dia para aumentar a concentração de vitaminas. Para as crianças alérgicas, deve-se evitar os animais de estimação dentro do quarto e sobre camas e sofás. Manter a higiene do ar condicionado impecável e usar produtos químicos com cheiros suaves ou inodoros - sem cheiros - na limpeza da casa e dos dormitórios também é importante”, aponta.

Outra dica para as crianças são banhos mornos e rápidos para evitar desidratação da pele, e a hidratação com cremes específicos após o banho, com a pele ainda úmida.

Também é importante evitar bebidas geladas que podem piorar as rinofaringites nesta época. E sempre dormir cedo para terem um ritmo imunológico regular”.

Confira as 6 dicas para a imunidade saudável

O médico imunologista Joel Marcos Pereira ensina que para manter a imunidade saudável, é preciso:

1 - Consumo de alimentos o mais in natura possível, sem industrialização, e evitar os embutidos;
2 - Dar preferências aos alimentos integrais com baixo índice de açúcar;
3 - Prática regular de exercícios físicos diários, de preferência ao ar livre, como caminhada, pedalar, leves corridas, entre outras inúmeras possibilidades;
4 - Consumo de água de boa qualidade, de preferência alcalina com ph alto, que ocorre quando está acima de 7;
5 - Sono regular e restaurador, dando preferência para uma rotina com horário estimado para dormir e acordar;
6 - Banho de sol em quantidades mínimas entre 10 e 20 minutos por dia (sem exageros), o que estimula a produção de vitamina D, considerada fundamental para a saúde.

“Fazendo tudo isso, crianças e adultos terão mais saúde e ficarão livres ou protegidos de doenças sazonais ou perenes”, pontua o especialista.



Comente esta notícia