13 de Julho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 13 de Julho de 2022, 10:57 - A | A

ESTRELA VERMELHA

Neri posa com Lula e consolida chapa pela esquerda no Estado

Grupo de Neri e federação de MT se reuniram com Lula e Alckmin na terça-feira em Brasília

CÍNTIA BORGES - Midia News

lula alckmin neri e outros

 

O deputado federal Neri Geller (PP) fechou um acordo com o ex-presidente Lula (PT) para ser o pré-candidato ao Senado pela Federação Brasil de Esperança (PT, PV e PCdoB) em Mato Grosso.

 O acordo foi fechado em reunião com Lula, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o senador Carlos Fávaro (PSD) e agentes políticos da federação em uma reunião que ocorreu a portas fechadas em Brasília, na noite de terça-feira (12).

 No encontro, ficou consolidado ainda que a primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (PV) ocupará a primeira suplência da chapa, e a segunda suplência terá um nome indicado pelo PT.  

 Aliado com as políticas bolsonaristas, Neri afirmou à imprensa após a reunião que a aliança não deve ser vista como “oportunista”, pois ele teria um histórico com os governos petistas, uma vez que já foi ministro da Agricultura na Gestão Dilma Rousseff.

Eu já tinha um vínculo com PT em função de eu ter sido ministro. [...] Nós temos uma história de trabalho alinhado com presidente Lula, venho do brizolismo rio-grandense. Tenho uma história de centro-esquerda”, afirmou. 

 “Isso não quer dizer que nós vamos desconsiderar o apoio das pautas importantes ao País do Governo atual. O partido está alinhado, mas eu tenho autorização da nacional para fazer esse movimento”, completou.

 Candidatura a Governo

 Com a movimentação, o grupo de Neri rompe de vez com um possível apoio ao governador Mauro Mendes (União Brasil), com o qual Neri vinha tentando aliança. Agora, a federação de esquerda no Estado deverá escolher um nome para concorrer ao Palácio Paiaguás.

A tendência é que seja a pré-candidata pelo PCdoB, ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli. No entanto, Lula convidou pessoalmente o senador Carlos Fávaro para encabeçar a chapa.

 “O projeto de Governo ainda será discutido no Estado”, disse Neri.

 A reunião com Lula ainda contou com participação do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB),  do deputado federal José Guimarães (PT-CE), do presidente do PT-MT, Valdir Barranco, do secretário de Relações Internacionais do PV, Aluizio Leite, do dirigente do PCdoB-MT, Aluísio Arruda, da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), e do ex-governador Chico Daltro (PV). 



Comente esta notícia