O governador Mauro Mendes (UB) condenou a ação de grileiros 'profissionais' que tentaram invadir uma fazenda na região de Ribeirão Cascalheira (772 km de Cuiabá).
Os criminosos foram presos no último sábado (20), depois de uma ação rápida das forças de segurança. Dentre os presos estavam policiais militares.
"Se tem que lutar pela terra, que faça através de um movimento legítimo. As imagens que vimos ontem, aquilo é grileiro profissional, tinha carreta, tinha container, uma mega estrutura, até carro de luxo. Aquilo ali tinha cara de ser sem terra, gente? Aquilo ali é vagabundo que está achando que vai se criar aqui em Mato Grosso vai parar na cadeia", disparou Mauro durante o II Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas: Desenvolvimento e Sustentabilidade.
O governador também aproveitou para reforçar que as forças de segurança estão orientadas a manter tolerância zero com a criminalidade.
"Nós fizemos um compromisso que nós teríamos tolerância zero para o crime aqui no Estado e a invasão de terra é um crime previsto na legislação, então nós estamos combatendo. Entrou? A PM vai chegar, vai prender, vai tirar e vai colocar para correr aqueles que estiverem abusando desse direito que vai até o limite de respeitar a propriedade do outro", emendou Mauro.
Para o governador, o balanço da atuação das forças de segurnaça tem sido positivo e com retorno. À imprensa, ele citou as diversas operações deflagradas em 2023 para o combate ao crime organizado.
"Eu estou muito feliz com o trabalho das nossas forças de segurança sob diversos aspectos. Primeiro porque nós temos aí feito diversas operações nesse ano de 2023. O governo do estado de Mato Grosso, através da Polícia Civil, deflagrou dezenas já de operações contra o crime organizado, operações de diversas natureza, mostrando uma forte determinação e atuação para combater criminosos", afirmou.