A deputada Janaina Riva descartou uma possível filiação do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), ao MDB em Cuiabá para ser candidato a prefeito nas eleições de 2024. Ela afirma que a sigla busca se reestruturar e não está interessada em ser 'barriga de aluguel', gestando candidaturas e mandatários sem compromisso com o partido.
"O partido não quer mais ser barriga de aluguel. O partido agora quer alguém que tenha relacionamento partidário. Candidato tem sobrando, o que a gente quer é alguém que tenha compromisso com o partido. E eu não acredito que seja ele [Stopa]”, declarou à imprensa.
Nessa quinta-feira (24), o MDB elegeu a nova diretoria do partido em Mato Grosso.
A possível filiação de Stopa ao MDB foi aventada após o próprio vice-prefeito anunciar um convite recebido. Para Janaina, se houve convite, ele foi isolado. A parlamentar é opositora do grupo do prefeito Emanuel Pinheiro dentro da legenda emedebista.
“Pode ter sido que ele teve algum convite isolado, mas não é uma decisão do partido, como eu disse para vocês, a maioria entende que não é o MDB o local para ele se filiar”, disse Janaina.
Stopa é do PV, sigla que faz parte da Federação Brasil da Esperança, com PT e PCdoB. Dentro desse grupo, ele precisa enfrentar os projetos eleitorais de Lúdio Cabral e Rosa Neide, ambos petistas. Como a tendência para uma candidatura do PT nas eleições municipais de 2024 é grande, a saída do PV e migração para o MDB seria uma estratégia para consolidar e garantir a candidatura.
Contudo, Janaina já deu a letra, disse que agora é momento do partido se reconstruir, porque "não foi útil ter o prefeito da Capital".