13 de Julho de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 03 de Março de 2023, 10:08 - A | A

IMPOSTO ANUAL

Deputado pede prorrogação do prazo para IPVA ser pago com desconto em MT

Lúdio quer quer o vencimento seja esticado para 30 de junho

Felipe Leonel Repórter | Estadão Mato Grosso

carros rua cba

 

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) pediu que o Governo do Estado altere a data de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o dia 30 de junho.

Caso a sugestão de Lúdio não seja acatada, motoristas terão até o dia 31 de maio para pagar o imposto, independente do final da placa. O pedido foi feito na Tribuna da Assembleia Legislativa na manhã da última quarta-feira, 1º de março.

"A decisão de estabelecer uma data de vencimento única no dia 31 de maio prejudica os contribuintes das placas 9 e 0. Então nós queremos que o vencimento seja no dia 30 de junho para que não haja prejuízo a nenhum contribuinte”, sugeriu.

Nas regras atuais, os motoristas podem pagar o IPVA em cota única até o dia 22 de maio com desconto de 15% no valor. De acordo com o Governo do Estado, antes esse desconto era de apenas 5%.

Após o dia 22 de maio, o contribuinte não terá mais direito ao desconto, mas ainda poderá realizar o pagamento em cota única até o dia 31, sem que sejam aplicados juros e multa.

No entanto, se o motorista optar pelo parcelamento, ele pode ser feito em até oito vezes, desde que a primeira seja paga até 31 de maio e as demais não excedam o ano de referência.

O contribuinte também pode quitar o IPVA após o dia 31 de maio, mas, neste caso, o pagamento deve ser feito em cota única e terá acréscimo. As informações sobre o IPVA 2023 podem ser consultadas no site da Sefaz, no banner "IPVA 2023".

 


Comente esta notícia