O deputado federal Fábio Garcia afirmou que a Operação Hypnos, deflagrada nesta quinta-feira (09) e que prendeu o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, é mais uma prova de que “está instalada uma verdadeira quadrilha para roubar e assaltar o dinheiro da Saúde pública da cidade de Cuiabá”.
Durante seu pronunciamento na Câmara Federal, Garcia lembrou que os escândalos de corrupção na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro são sucessivos, especialmente na área da Saúde.
“Hoje mais um secretário de Saúde da administração do prefeito Emanuel Pinheiro foi preso por suspeita de corrupção. E não é um caso isolado. Somente na administração do prefeito atual da Capital, são 8 secretários presos ou afastados por suspeita de corrupção. Na Saúde, três secretários já foram presos ou afastados por suspeita de corrupção. Oito operações policiais dentro da Saúde pública da nossa capital”, citou.
Para o deputado federal, a corrupção dentro da Prefeitura de Cuiabá foi “institucionalizada” pelo prefeito, que também acumula escândalos contra si e já chegou a ser afastado do cargo.
“A atual administração de Cuiabá é a mais corrupta e a mais incompetente da história e, certamente, a administração mais corrupta dentre todas as capitais. Não há como o atual prefeito se esquivar de sua responsabilidade. Dizer que não sabe, que não é com ele, que ele não conhece. Porque não é apenas um, são dezenas de casos de suspeitas de corrupção”, pontuou.
Fábio Garcia pediu seriedade das instituições competentes para que todos esses escândalos de crimes e desvios de dinheiro público da Prefeitura não fiquem impunes.
“Subo nessa tribuna para pedir aos poderes constituídos desse país, que tem como obrigação a proteção do dinheiro público e cuidar do cidadão, para que atuem de forma firme, para impedir que esses desmandos continuem acontecendo na capital mato-grossense. O cidadão cuiabano está sofrendo com uma saúde precária e com seu dinheiro sendo desviado de forma tão evidente. Usarei aqui a minha atribuição como parlamentar para solicitar a devida interferência. Que usem suas atribuições para proteger Cuiabá e o povo cuiabano de tanto desmando”, finalizou.
A operação
A Operação Hypnos foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e prendeu preventivamente o ex-secretário de Saúde, Célio Rodrigues, além de busca e apreensões contra servidores e empresários.
A suspeita é que o grupo tenha desviado mais de R$ 1 milhão da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).