06 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023, 15:26 - A | A

"FIQUE CALADO!"

Abílio tumultua CPMI dos atos de 8 de janeiro e presidente ameaça expulsá-lo; veja vídeo

Arthur Maia ameaçou expulsar Abílio da sessão e declarou que o comportamento do parlamentar é frequente, visando ganhos eleitorais, uma vez que, se apresenta como pré-candidato a prefeito de Cuiabá

RAFAEL COSTA DO REPÓRTERMT

pres cpmi

 

O deputado federal Abílio Brunini (PL), foi repreendido na manhã desta quinta-feira (24) pelo presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga os atos de 8 de janeiro, após ser flagrado tentando tumultuar a fala do deputado Duarte Junior (PSB-MA), que fazia questionamentos a Luís Marcos Reis, auxiliar do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

Em tom ríspido, o presidente da CPMI, deputado Arthur Maia, ameaçou expulsar Abílio da sessão e declarou que o comportamento do parlamentar é frequente, visando ganhos eleitorais, uma vez que, se apresenta como pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições de 2024.

“Eu acho sinceramente a que Vossa Excelência faz isso para ter um tipo de ganho eleitoral para aqueles que votam no senhor. Mas eu não vou permitir que isso perdure. Peço que fique calado”, declarou. 

Em seguida, o parlamentar maranhaense também protestou. "Toda vez é isso. É gritinho, manifestação, para tentar me atrapalhar”, disse Duarte Junior. 

Posteriormente, o presidente da CPMI, Arthur Maia, claramente irritado, revelou que já manteve conversas com correligionários de Abílio a respeito de seu comportamento provocativo em relação aos demais colegas.

“Eu serei obrigado a solicitar que vossa excelência saia desse recinto, se continuar com essa maneira desrespeitosa que parte exclusivamente de vossa excelência quando um deputado está falando. O deputado está insistindo com esse comportamento, e é a última vez que falo. Infelizmente. [...] Vossa excelência é de fato o deputado que mais tumultua esta reunião”, completou. 

Abílio contestou a fala do presidente, mas sua fala não está audível no vídeo. O bate-boca é encerrado com o presidente da CPMI, Arthur Maia, proferindo novos alertas.

“Quando tiver a palavra, Vossa Excelência falará. Eu garantirei o seu tempo. Agora, eu não vou permitir que vossa excelência continue com essa atitude desrespeitosa com essa comissão. Fique calado, e espere a conclusão da fala dos demais”, concluiu.

 



Comente esta notícia