O padre Denis Lucati Silveiro, de 34 anos, de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá), renunciou ao cargo de pároco da paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, na cidade. O anúncio foi feito por meio de carta nesta quinta-feira (11).
O comunicado foi assinado pelo bispo de Primavera do Leste-Paranatinga, dom Derek John Christopher Byrne. O padre também deve ficar fora da vida pública e das redes sociais até que tudo possa ser esclarecido.
A carta considera os últimos acontecimentos envolvendo o padre, da diocese, e o jovem pernambucano Luiz Gabriel da Silva Monteiro, que o denunciou por importunação sexual. O comunicado também fala sobre a grande repercussão negativa entre o “Povo de Deus” e a grande divulgação midiática.
Dentre as medidas já tomadas até agora, a Diocese, em nome de dom Derek, lista a renúncia do padre Denis do ofício de pároco da paroquia Nossa Senhora do Caravaggio e do ofício de ecônomo da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga. O comunicado ainda cita que “Denis Lucati Silvério deverá se retirar por um tempo da vida pública e das redes sociais, até que tudo possa ser resolvido tanto na esfera civil como canônica”.
A carta ainda informa que os advogados das partes envolvidas estão encaminhando o caso na esfera cível. Nesta quinta-feira (11), ainda foi iniciada “a investigação prévia pelo Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cuiabá, que deverá recolher as provas e ouvir ambos os lados para que se possa chegar ao conhecimento da verdade”.
“Para o momento, vamos aguardar os encaminhamentos que estão sendo providenciados tanto na esfera civil quanto no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cuiabá. Conclamo a todos a nos colocarmos em oração pelos envolvidos e pela nossa Igreja Particular de Primavera do Leste-Paranatinga, que sofre pelos fatos ocorridos. Que o Espírito Santo nos ilumine para que a verdade e a caridade sejam alcançadas”, finaliza o comunicado.