15 de Outubro de 2024

POLÍCIA Sexta-feira, 12 de Maio de 2023, 09:17 - A | A

FORA DA VIDA PÚBLICA

Padre acusado de importunação sexual renuncia ao cargo de pároco em Primavera do Leste

Comunicado foi assinado pelo bispo da região, dom Derek John Christopher Byrne

CAROLINA ANDREANI

Padre Denis

 O padre Denis Lucati Silveiro, de 34 anos, de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá)

O padre Denis Lucati Silveiro, de 34 anos, de Primavera do Leste (234 km de Cuiabá), renunciou ao cargo de pároco da paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, na cidade. O anúncio foi feito por meio de carta nesta quinta-feira (11).

O comunicado foi assinado pelo bispo de Primavera do Leste-Paranatinga, dom Derek John Christopher Byrne. O padre também deve ficar fora da vida pública e das redes sociais até que tudo possa ser esclarecido.

A carta considera os últimos acontecimentos envolvendo o padre, da diocese, e o jovem pernambucano Luiz Gabriel da Silva Monteiro, que o denunciou por importunação sexual. O comunicado também fala sobre a grande repercussão negativa entre o “Povo de Deus” e a grande divulgação midiática.

Dentre as medidas já tomadas até agora, a Diocese, em nome de dom Derek, lista a renúncia do padre Denis do ofício de pároco da paroquia Nossa Senhora do Caravaggio e do ofício de ecônomo da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga. O comunicado ainda cita que “Denis Lucati Silvério deverá se retirar por um tempo da vida pública e das redes sociais, até que tudo possa ser resolvido tanto na esfera civil como canônica”.

A carta ainda informa que os advogados das partes envolvidas estão encaminhando o caso na esfera cível. Nesta quinta-feira (11), ainda foi iniciada “a investigação prévia pelo Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cuiabá, que deverá recolher as provas e ouvir ambos os lados para que se possa chegar ao conhecimento da verdade”.

Para o momento, vamos aguardar os encaminhamentos que estão sendo providenciados tanto na esfera civil quanto no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Cuiabá. Conclamo a todos a nos colocarmos em oração pelos envolvidos e pela nossa Igreja Particular de Primavera do Leste-Paranatinga, que sofre pelos fatos ocorridos. Que o Espírito Santo nos ilumine para que a verdade e a caridade sejam alcançadas”, finaliza o comunicado.



Comente esta notícia