Levantamento realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) mostra que a incidência de roubos e furtos em Cuiabá ocorrem, em sua maioria, nos bairros de classe média e média-alta da Capital, enquanto os bairros periféricos são tidos como os 'mais seguros'.
A informação tem como base o informativo N°. 0001/1°CR/2023, relatório da PM ao qual o HNT teve acesso e que enumera as ocorrências registradas nas Unidades Policiais Militares – (UPMs) da Capital, em cada região.
Os dados em questão são referentes ao mês de julho. Nele, consta que, até o momento, os bairros Dom Aquino, Morada da Serra, Jardim Aclimação, Alvorada, Santa Rosa, Duque de Caxias, Quilombo, Boa Esperança e Jardim das Américas lideram o número de ocorrências registradas por roubos e furtos neste ano.
Já os bairros tidos como periféricos, como Pedra 90, Jardim Industriário, Nova Esperança, São João Del Rey, Parque Ohara e Tijucal, estão entre as regiões com menos chamados da polícia.
A diferença fica ainda mais nítida quando comparado o número de ocorrências registradas em cada Batalhão.
São eles:
1°BPM - na região centro-sul (Dom Aquino, Jardim das Américas, Areão, Grande Terceiro e Jardim Petrópolis), com 190 chamados.
3°BPM - na região leste (Morada da Serra, Jardim Aclimação, Bosque da Saúde, Três Barras, Jardim Imperial e Morada do Ouro), com 206 chamados.
10°BPM – na região oeste (Alvorada, Duque de Caxias, Cidade Alta, Quilombo, Despraiado e Santa Rosa), com 196 chamados.
Regiões com menos ocorrências
9° BPM – na região sul (Coxipó, Residencial Coxipó, Parque Atalaia, Tijucal e Parque Ohara), com 71 chamados.
24°BPM – na região sul (Distrito Industrial, Nova Esperança, Pedra 90, São João Del Rey e Jardim Industriário), com 75 chamados.