Os posseiros presos na tarde desta terça-feira (14) pela Polícia Militar por ocuparem terreno privado na Chácara São João, na Capital, foram liberados à noite.
Os homens, com idades entre 21 e 51 anos, publicaram vídeo nas redes sociais comemorando a soltura com bebidas alcoólicas e comendo churrasco. No ato de desocupação, acusaram a polícia de agir com truculência no local.
No vídeo publicado no perfil do Instagram 'Associação sem teto Brasil', o grupo diz. “Liberdade com aquela cervejinha e com aquela picanha, nosso povo merece, fiz o “L” para isso”, diz a postagem.
Vídeos que circularam pela Internet mostraram alguns políciais da Força Tática agredindo os moradores.
De acordo com a polícia, o terreno em que o grupo fez moradia é uma área privada e foi invadida pelo grupo. Em 1º de fevereiro, em ação da Polícia Militar e agentes da Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp), os posseiros foram notificados para deixar o local, porém, mantiveram a invasão.
Segundo o boletim de ocorrência, a equipe policial esteve presente no local para conversar com o responsável pelo grupo. Durante as conversas, algumas pessoas começaram a se exaltar e ameaçar agredir os agentes. A equipe policial reagiu e começou a deter os suspeitos exaltados. Ao todo, oito homens foram detidos por dano, desobediência, bando ou quadrilha, resistência e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.