13 de Julho de 2024

OPINIÃO Quarta-feira, 05 de Abril de 2023, 13:44 - A | A

Terra Mãe.

carlinhos

 Carlos Alberto A. Correa 

Cuiabá é considerada, por muitas pessoas, como terra mãe, pelo colo de hospitalidade ao chegarem nesta terra abençoada pelo Senhor Bom Jesus de Cuiabá ,o seu padroeiro.

Este acolhimento despertou o sentimento materno, assim, sentindo-se filhos da terra. Vieram de grandes Estados do País e aqui escreveram lindas páginas de suas vidas.

Como não amar esta cidade, o seu povo acolhedor!

Assim, pensa a jornalista Martha Ponce de Arruda, que enaltece Cuiaba através em suas crônicas, fatos escritos com amor, que está na memória do seu povo.

Cuiabá tem sua historia nos tradicionais bairros: Porto, Baú, Lixeira, Mundeo e Araés, que marcaram época nas inesquecíveis festas religiosas, onde o rasqueado cuiabano rolava solto, com músicos inesquecíveis, como Mestre Inácio e Vitorino.

Cuiabanos com a cara da cidade: Leila Malouf, Professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, Lúcia Palma, Lurdinha Nigro, Rodrigues Palma, Jean Biancardini, Neila Barreto , Maria Helena Póvoas, Emanuel Pinheiro, Gabriela Novis Neves Pereira Lima, Ivan Belém, Vera e Zuleica Arruda, tantas outra pessoas, que são orgulho de Cuiabá .

A fé brilha, no olhar cuiabano, ao: Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Espírito Santo e São Benedito.

As festividades religiosas que tocam na alma humana; o tocar dos sinos nos traz a nostalgia do passado, dos bailados, das palmeiras que enfeitavam Cuiabá.

Dom Aquino Corrêa, chamava Cuiabá de cidade verde.

Hoje, com tristeza, não temos mais este cenário, Cuiabá perdeu o sua identidade..

Da nossa gastronomia tão farta quase se perdeu para outras tradicoes.

Os nossos sabores encantam as mesas pela comida saudável..E os doces feitos em tachos de cobre que isalam cheiro no ar? A dupla perfeita, Bolo de Arroz e Bolo de Queijo, apreciado por muitos visitantes, resistem ao tempo, São a cara de Cuiabá!

Cuiabá, terra de encantos, de história, de fatos, mãe acolhedora, hospitaleira, protegida pelos olhares do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Completa 304 anos.

PARABÉNS querida Cuiabá!

Amo você por demais!!

Carlos Alberto Alves Correa é colunista social



Comente esta notícia