20 de Julho de 2024

OPINIÃO Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023, 11:16 - A | A

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso está no ar

 
Neila boa

 Neila Barreto

O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT é uma instituição sem fins lucrativos fundado em 08 de abril de 1919. Poderoso em suas atividades. É a instituição cultural mais longeva do Estado de Mato Grosso e tem a sua sede na capital do estado, na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá.

Desde a sua criação mantem as suas memórias registradas em um periódico anual, chamado de “Revista” cuja articulação e rede de difusão objetivam fomentar o processo de construção e divulgação do conhecimento histórico, geográfico, antropológico, político, sociológico e cultural e outros, do Estado de Mato Grosso com interlocução direta com a sociedade civil e academias.

Na história de criação do IHGMT conta que, “ o Bispo de Prusíade, Dom Francisco de Aquino Corrêa, então Presidente do Instituto Histórico de Mato Grosso, ainda, sem a palavra “geográfico”, no editorial do ano I, tomo I, anunciou: "E eis que hoje mesmo, em se inaugurando o Instituto Histórico de Matto-Grosso, afflóra tambem ao sol das festas bicentenarias, o seu orgam, esta Revista, fadada a sêr archivo e escrínio da historia, da geographia, da ethnographia, da archeologia do Estado. Tarde, mas sempre em tempo!"

O tempo passou! A Revista prosperou! D. Aquino acertou.! Muitos associados da instituição, cada um a seu tempo e ao seu modo colaborou! Da fundação até hoje, todos os presidentes, com os poucos recursos que possuíam, colaborou cada um à sua maneira. Conselheiros editoriais fantásticos deram vida e saúde a revista, hoje “no ar”.

Atualmente a revista mantem o seu formato físico original, apenas para reserva técnica, isto é, exemplares físicos para as bibliotecas.

A partir do ano de 2022, a revista do IHGMT entrou na nova era da comunicação com o objetivo de acompanhar as mudanças no tempo e no espaço. Ressinificou o seu formato original, rumou para novas andanças atingindo democraticamente o cyber espaço, em sistema aberto e livre, em sintonia com as novas tecnologias e função social. Afinal, hoje viveremos no mundo virtual, rumando para os caminhos das novas tecnologias e inovações!

No dia 14 de dezembro de 2023, na atual gestão da jornalista Neila Barreto e do professor Allan Kardec, acompanhado de um conselho editorial atuante, tendo à frente o professor Édson Rondon, o IHGMT colocou à disposição da sociedade e de todos os interessados um rico acervo que narra o percurso histórico de Mato Grosso, nos caminhos da Internet, das redes sociais, lançado em espaço especial da casa, com repaginação e equipamentos modernos, cujo local foi batizado de “Sala Multimídia”, adquiridos por meio do “Projeto Salvaguarda da Casa Barão”, de autoria do IHGMT, com recursos financeiros da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer - SECEL. Dupla comemoração! Ufa! Não foi fácil!

Essa conquista ganha na Internet um assento na biblioteca da humanidade, na biblioteca do mundo, acessível a quem tenha interesse, independentemente de classe, origem, religião, poder aquisitivo e localidade, principalmente, para pesquisadores, estudantes de mestrado, doutorado, empresas ligadas às áreas de comunicação e outros.

O IHGMT coloca a sua produção intelectual a favor do mundo, das pessoas simples. Sai da casinha e produz sabedoria para o povo. Toma o seu lugar de destaque para o mundo, independente de quem quer que seja. Rompe barreiras, pula pinguelas, abre caminho para os que querem apenas conhecimento, democratiza informação, adquire leveza e satisfação, independente de discursos de poder, item fora de moda, no mundo virtual.

Para registro histórico neste 14 de dezembro de 2023, o nascimento oficial da Revista eletrônica do IHGMT, contou com as presenças na Casa Barão de Melgaço, sede da instituição, na capital de, Neila Maria Souza Barreto e Allan Kardec Pinto Acosta Benites, respectivamente, Presidente e Vice presidente da instituição e dos associados: Clarindo Alves de Castro, Edson Benedito Rondon Filho, Eduardo Moreira Leite Mahon, Francisco Ildefonso da Silva Campos, João Carlos Vicente Ferreira, Maria Teresa Carrión Carracedo, Nilza Queiroz Freire, Onélia Carmem Rossetto, Zuleika Arruda, Elizabeth Madureira Siqueira, Suíse Leon Bordest., além da ajuda dos amigos do IHGMT, Andrey Ricardo de Barros Rondon, o empresário Marcelo Silva e Hapoliana Batista dos Santos.

A história agradece.

A ferramenta de trabalho do IHGMT e suas funcionalidades foi desenvolvida pelo associado Edson Benedito Rondon Filho, responsável pela organização e alimentação da base de dados. Espera-se que este produto de utilidade pública cumpra suas funções acadêmica, social, política potencializando os conhecimentos produzidos e publicados na centenária revista, agora disponível de maneira ampla e livre para toda a sociedade, não só de Mato Grosso, mas, também, da região, do Brasil e do mundo todo.

A revista do IHGMT, está localizada no sítio www.revistaihgmt.com.br , tem como suporte de organização e layout visual o Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), com vários números disponíveis para consulta de maneira interativa e de fácil manuseio, cabendo a cada leitor escolher se deseja baixar o número de interesse de forma completa ou somente o artigo que lhe convier. O sistema facilita a busca por trabalhos localizados na base de dados por algoritmos decorrentes de palavra digitada, que pode ser o nome de um autor ou mesmo um local ou título da obra. O sistema retorna de maneira muito rápida, inclusive, indexando os trabalhos de um mesmo autor, por exemplo. A proposta é que se busque recursos para publicação da revista, mas que não há impedimento para sua disponibilização antecipada em formato digital, informou o professor doutor Edson Benedito Rondon, associado do IGMT e atual presidente do conselho editorial, do IHGMT.

(*) NEILA BARRETO é jornalista, historiadora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da AML 

GALERIA DE IMAGENS: 

ihg11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ihg10

 

ihg9

 

ihg8

 

ihg7

 

ihg6

 

ihgedson

 

ihg5

 

ihg4

 

ihg3

 



Comente esta notícia

HAPOLIANA RODRIGUES BATISTA 15/12/2023

Parabéns Prof. Neila, pelo trabalho e dedicação.

1 comentários

1 de 1