21 de Março de 2025

OPINIÃO Sábado, 11 de Maio de 2024, 07:26 - A | A

Mato Grosso recebe um grande presente

neila oculos

 Neila Barreto

No dia 09/05 em que completa 278 anos de existência, Mato Grosso comemora seu aniversário de efeito estadual, uma iniciativa do deputado estadual João Malheiros, por meio de um projeto de lei, onde consta comemorações cívicas, educativas e informativas sobre o Estado de Mato Grosso. Comemora-se, também, a fundação da capitania em 1748, que tinha como capital sede Vila Bela da Santíssima Trindade.

O aniversário foi comemorado com muito zelo e capricho pelo governo estadual. Ganhou e, ao mesmo tempo, deu de presente aos mato-grossenses o prédio onde se acha instalado o Arquivo Público de Mato Grosso, localizado na avenida presidente Getúlio Vargas, em Cuiabá, restaurado e um espaço guardião de memórias, resignificado e ampliado. Um primor para quem ama a cultura e a história. Um presente muito significativo à população mato-grossense, cujos benefícios recaem na construção e na evolução do conhecimento do nosso povo.

 

O Arquivo Público de Mato Grosso teve a sua sementinha gerada por uma mulher: Vera Yolanda Randazzo. Historiadora, escritora e funcionária pública, nasceu em Caxias do Sul-RS, aos 21 de setembro de 1927, descendendo de Roberto Edmundo Randazzo e Cecília Campagnoni Randazzo. Seus estudos fundamental e médio foram realizados junto ao Grupo Escolar Municipal de Criuva-RS e no Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre -RS, e o superior incompleto em História, na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Veio para Mato Grosso a partir de 1955, estado que adotou como seu e onde prestou relevantes serviços. Profissionalmente, ocupou os cargos de Oficial Administrativo da Biblioteca do Arquivo Público de Mato Grosso; Professora primária interina em Rosário Oeste-MT, Diretora do Arquivo Público de Mato Grosso; Técnica em arquivística, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Organizadora do Instituto Memória do Poder Legislativo, em seus primórdios; Possuía Registro de Profissional em Arquivística, havendo sido também jornalista, colaborando em periódicos regionais.

Em reconhecimento ao seu trabalho e produção intelectual, é sócia fundadora da Sociedade Amigos de Rondon, sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso - IHGMT, sócia correspondente da Academia Paulistana de História, membro da Ordem dos Bandeirantes de São Paulo.

Imortal da Academia Mato-Grossense de Letras, Yolanda ocupava a cadeira nº 19. Em 28 de abril de 1982, recebeu também o título de Cidadã Cuiabana, pelos relevantes serviços prestados à Capital. Contribuiu com artigos nos jornais: O Estado de Mato Grosso, A Tribuna Liberal, O Social Democrata, Diário de Cuiabá, Correio da Imprensa, Revistas do IHGMT e da AML.

Faleceu na capital aos 14 dias de fevereiro, de 2019, aos 91 anos de idade. Vera deixou um legado importante de contribuição cultural e histórica para o Estado, 4 filhas, 13 netos e 22 bisnetos.

Parabéns governador Mauro Mendes. Mato Grosso agradece!

(*) NEILA BARRETO é jornalista, historiadora, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da AML.



Comente esta notícia