05 de Maio de 2024

OPINIÃO Sexta-feira, 01 de Março de 2024, 18:15 - A | A

José de Paula Ramos - O guardião de vidas

Neila boa

 Neila Barreto

José de Paula Ramos. Engenheiro Civil. Nasceu em Alto Paraguaia-MT, no dia 11 de agosto de 1954, filho de Luiz Antônio Ramos e Liria de Paula Ramos. Com a senhora Ana Cláudia Padim Machado teve a filha Maria Luiza Machado de Paula Ramos. 

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT-1979, primeiro período, em 27 de julho de 1979. Foi registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MT/MS, em 22 de fevereiro de 1.980, conforme processo n° P-436/79 e devidamente registrado conforme Artigo 7º, da Res. 218 de 29 de junho de 1973, do CONFEA, em 07 de fevereiro de 1980.

Servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso - TCE-MT. Exerceu o cargo de assessor de engenharia, desde 14 de dezembro de 1981; Inspetor Seccional de Engenharia (1995-1996); Inspetor Seccional de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do Estado e Municípios de Mato Grosso (1999-2000). Eletrotécnico. Era pós-graduado em Engenharia Legal e Avaliação; Pós-graduado-Especialização em Gestão do Estado-UNIC-Cuiabá-MT. Especialista em Gestão Pública – Faculdade Afirmativo – Cuiabá-MT. É um dos autores do livro “Auditoria de Qualidade em Obras Rodoviárias”, em parceria com outros colegas do TCE de outros estados. 

Era membro voluntário do Centro de Valorização da Vida-CVV desde 24/11/1991. Foi admitido como voluntário por meio do BIS - Boletim Interno Semanal- nº 021 de 24 de novembro de 1991.

Foi o voluntário de nº 055 do CVV de Cuiabá-MT. Esse período foi de extrema dedicação, sendo além de voluntário plantonista, Coordenador de Grupo de Voluntários, Coordenador do Posto e Presidente da FAV - Fraternidade de Apoio à Vida, entidade jurídica do CVV de Cuiabá. Foi o grande baluarte para a aquisição da sede própria que temos hoje, bem como da reforma, cuja casa está localizada na Rua Comandante Costa, Centro, da capital. Organizava os eventos/promoções para angariar fundos para manutenção da nossa Sede, conforme depoimento oral de Ana Rosa Ramos Nunes. 

Faleceu em Cuiabá, a 15 de setembro de 2013, por volta de 23.00 horas, vítima de acidente automobilístico, no cruzamento da Rua Comandante Costa com a Avenida Mato Grosso, na capital, aos 59 anos de idade, após concluir o seu plantão às 22.30 minutos. Trabalhou no CVV por 21 anos, 9 meses e 21 dias, sendo o último no dia em que faleceu. 

Para o conselheiro José Carlos Novelli, “fomos colegas desde a Universidade e nós formamos juntos. José de Paula Ramos, sempre foi uma pessoa de inteligência raríssima e de uma simplicidade impressionante. Todos nós que o conhecemos, nos tempos de estudo acadêmico, sempre tivemos aquela certeza de que quando houvesse dúvidas, ele estaria ali para auxiliar. Foi o melhor aluno da turma e, com certeza, um dos melhores alunos que a Universidade Federal de Mato Grosso já teve. Além de ser engenheiro civil competentíssimo foi um dos melhores auditores desta Corte de Contas”. 

Na gestão do conselheiro José Carlos Novelli foi criada a “MEDALHA DE MÉRITO AUDITOR PÚBLICO ENGENHEIRO EXTERNO JOSÉ DE PAULA RAMOS”, distinção criada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso por meio do artigo 12 da Resolução Normativa nº 2/2022-TP, e dá outras providência – Portaria nº 112/2022 de 19 de maio de 2022, destinada a agraciar profissionais da área técnica que tenham obtido destaque na produção quantitativa e qualitativa de produtos atrelados ao ofício do controle externo.

(*) NEILA BARRETO é jornalista, historiadora,  presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da AML. 



Comente esta notícia