Dentre milhares de migrantes que vieram para Cuiabá, a 7 de agosto de 1854, estava o Padre Ernesto Camillo Barreto, vindo da Bahia. Chegou a Mato Grosso acompanhado da mãe e de um casal de irmãos, Alonso José Barreto, casado com Maria Brasileira Pires Barreto e Carolina Umbelina Barreto.
Alonso José Barreto morreu em Assunção, capital do Paraguai, para onde de Corumbá (MS) foram levados como prisioneiros, por tropas paraguaias, onde foi executado. Seus restos mortais se encontram no Cemitério da Piedade, na capital. Maria Brasileira Pires Barreto, viúva, casou-se em segundas núpcias, aos 23 de janeiro de 1877, com o médico Cirilo José Pereira de Albuquerque, viúvo, por sua vez, de Augusta Rosa Gaudie, neta do Capitão-mor André Gaudie Ley, por sua filha Ana de Alvim, em Cuiabá-Mato Grosso.
Cirilo José Pereira de Albuquerque. Médico. Major Cirurgião-Mor, de Brigada. Este médico militar encontrava-se na província de Mato Grosso desde o início da invasão paraguaia e compôs o batalhão provisório, organizado pelo presidente Dr. José Vieira do Couto de Magalhães, que havia assumido o governo da província de Mato Grosso, em 2 de fevereiro de 1867.
Com as notícias da invasão paraguaia, o presidente Couto de Magalhães assumiu, pessoalmente, o comando geral das forças, onde Dr. Cirilo foi designado para fazer parte do Serviço de Saúde da Expedição.
Dr. Cirilo era natural da cidade do Salvador, Bahia, e filho de Caetano José Pereira, portanto, conterrâneo do Padre Ernesto Camillo Barreto e do seu irmão Alonso. Doutor em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, após defender tese, a 11 de dezembro de 1843, sobre: A pneumonia aguda e crônica. Assentou praça, a 13 de janeiro de 1847, no posto de Alferes Cirurgião-Ajudante, sendo promovido, a 3 de março de 1852, a Tenente 19 Cirurgião.
Aos 2 de dezembro de 1854 atingiu o posto de Capitão 1. ° Cirurgião, e finalmente, a 3 de março de 1866, à graduação de Major Cirurgião-Mor de Brigada, por antiguidade.
Em 1871, ocupava o cargo de Delegado do Cirurgião-Mor do Exército de Mato Grosso, conforme registra a revista em https://revhistoria2.webhostusp.sti.usp.br/wp-
O Dr. Cirilo participou dos trabalhos médicos e, também, do fechamento dos hospitais provisórios de Mãe Bonifácia, destinado aos pobres de socorro público e o de Coxipó, e a Enfermaria instalada no Seminário da Conceição e outras, em Cuiabá. Interessante a existência de um hospital provisório na região do Mãe Bonifácia. Pesquisadores, eis um bom caminho a percorrer para quem gosta de pesquisar sobre saúde, assim como, a existência da enfermaria no Seminário Episcopal da Conceição, em Cuiabá, Mato Grosso, hoje Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.
(*) NEILA BARRETO é jornalista, historiadora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e membro da AML