12 de Julho de 2024

JUDICIÁRIO Quarta-feira, 14 de Junho de 2023, 18:10 - A | A

INDICAÇÃO DO PRESIDENTE

Jayme Campos declara apoio a advogado de Lula para assumir vaga de ministro no STF

Político acredita que Cristiano Zanin passe com folga em sabatina da Comissão de Constituição e Justiça do Senado

CAMILA RIBEIRO - HNT

jaime zannin

 

O senador Jayme Campos (UB) abriu as portas do seu gabinete em Brasília, nesta quarta-feira (14), para receber o advogado Cristiano Zanin, defensor do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no caso da “Lava-Jato” e indicado pelo chefe de Estado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no próximo dia 21 de junho e tem o apoio declarado de Campos.

Zanin preenche os requisitos da lei e tem plena capacidade para assumir o posto de ministro”, disse o parlamentar mato-grossense ao HNT. "Da minha parte, terá meu apoio para integrar a mais alta Corte da Justiça brasileira", declarou. 

O nome do profissional do Direito para a vaga de ministro divide o Congresso. Há alas que são contra a indicação de Lula por ultrapassar os limites da “pessoalidade”. A deputada federal Amália Campos (PL) é uma das parlamentares que pode ser citada como exemplo, inclusive, utilizou essa configuração ao expor que assinou o pedido de impeachment para Lula deixar o Planalto.

Campos não enxerga que Lula tenha extrapolado e acredita que Zanin será aprovado com folga pela sabatina. “Qual foi o crime que ele cometeu, ser advogado do Lula? Vejo que ele irá passar sim pela CCJ e terá até mais votos do que espera”, afirmou o senador à reportagem.

PERFIL

Zanin tem 47 anos, é natural de Piracicaba (SP) e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999.

Em sua atuação profissional se destacam ações nos campos do Lawfare e direito internacional, quando foi advogado do presidente Lula; direito eleitoral, como co-coordenador jurídico da eleição presidencial de 2022; direito falimentar, com atuação no caso Transbrasil, entre outros.



Comente esta notícia