O mato-grossense, advogado e jurista Fábio Arthur da Rocha Capilé, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Direito, por aclamação e de forma unânime. Representante do Estado, ele faz parte da Academia há quase quatro anos.
Fábio Capilé disse que foi uma honra ter sido escolhido para um cargo tão importante, para a gestão 2023-2025.
“A Academia tem vários juristas renomados e doutrinadores, pessoas ligadas a magistratura, ministros, advogados e professores. Ela comtempla todas as vertentes do Direito pra ser completa. A Academia transcende as letras jurídicas e ela vai a sociedade."
O jurista assume o cargo mais alto da Academia Brasileira de Direito, no momento em que o país vive uma das situações mais críticas da história política, da campanha eleitoral, às manifestações que se espalharam por todo o Brasil.
Em entrevista ao RepórterMT, Fábio Capilé foi muito discreto ao responder perguntas relacionadas a esse assunto.
“A Academia é apolítica; ela não estabelece tendências seja pra um lado ou para o outro. Ela busca desenvolver suas atividades no estudo jurídico e no aprofundamento jurídico.”
Sobre as manifestações ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro, disse que a Academia já se manifestou “repudiando qualquer ato de vandalismo”.
Capilé também foi questionado sobre enfraquecimento das instituições e o estado democrático.
Veja a entrevista na íntegra:
Kelly Esteves 22/01/2023
Parabéns, dr. Fábio Capilé! Que a sabedoria divina ilumine a sua gestão na Presidência a Academia Brasileira de Direito. Como mato-grossense que sou tbm, sinto alegria em saber desta notícia !
Tânia Lobo 22/01/2023
Ponderada e esclarecedora entrevista do Jurista Dr. Fábio Capilé, desejo sucesso na Condução da Academia Brasileira de Direito!
2 comentários