23 de Julho de 2024

INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023, 09:24 - A | A

PRINCIPAL FONTE DE ÁGUA

Vereador pede investigação sobre curso de rio que secou em Poconé; veja vídeo

Indicação pede também uma análise nos lagos e tanques da cidade que estão secos e sujos

JOLISMAR BRUNO - HNT

rio pocone seco

 rio Bento Gomes,

O vereador por Poconé (104 km de Cuiabá), Fábio Oliveira (União Brasil), fez uma indicação à prefeitura do município, à Secretaria Municipal e Estadual de Meio Ambiente e à Procuradoria de Justiça especializada em Defesa Ambiental, solicitando uma análise no leito do rio Bento Gomes, manancial que abastece as casas da cidade e que está seco.

A indicação pede também uma análise nos lagos e tanques, em especial a nascente do Jurumirin, e córregos afluentes do rio principal. 

No documento, o parlamentar destacou que "se necessário, efetue a contratação de uma empresa especializada para o cumprimento" da indicação.

Solicitou ainda que a prefeitura "possa decretar estado de calamidade pública ambiental", devido à seca no principal rio de abastecimento da cidade.

Há alguns meses, o rio Bento Gomes, localizado nas próximidades da região do Porto Cercado, está totalmente seco. Em consequência, a população enfrenta a falta d'água nas torneiras de casa, até mesmo para serviços essenciais. Relatos de moradores dão conta da situação crítica enfrentada na cidade. 

Vídeos gravados por moradores mostram a situação do rio que (veja no fim da matéria). Mesmo com as chuvas já registradas no municípío ainda não encheu praticamente nada. Poconé já havia decretado situação de emergência devido às queimadas no Pantanal, que novamente devastaram a fauna e a flora pantaneira. 

Como justificativa, Fabio Oliveira destacou que "o volume das águas do rio Bento Gomes está minguando a cada ano e ainda verifica-se que os nossos lagos e tanques entre outros córregos afluentes estão secos e sujos, com o risco de percas ambientais, turísticas, sociais e econômicas em Poconé". 

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que informou não ter recebido a indicação do vereador Fabio Oliveira ainda e destacou que não somente o rio Bento Gomes está seco, mas todos os rios do Pantanal. 

"Recebendo a indicação de um vereador, vou em busca se há veracidade no citado, assim como foi feito em 2021. Que 2020, tivemos uma estiagem severa, os níveis demoraram a se restabelecer e houve denúncia de captação indevida no rio, e fomos verificar", afirmou a secretária Danielle Assis. 

HNT procurou também a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, mas até a publicação desta reportagem não teve retorno. O espaço segue aberto. 

VEJA VÍDEO



Comente esta notícia