O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), Marcelo de Oliveira, recusou-se a deixar a tribuna do “Fórum de Debates - Ferrovias em Foco”, realizado nesta quinta-feira (15), em São Paulo.
O gestor da pasta estadual foi interrompido durante sua defesa à construção de ferrovias e pediu respeito ao Estado, cuja produção de grãos cresceu 12% no último ano e depende do avanço no setor para viabilizar o escoamento dos insumos agrícolas.
“Vocês precisam entender Mato Grosso, o problema é esse. Vocês querem saber mais de Mato Grosso, não querem?”, perguntou Marcelo Oliveira à plateia seleta de autoridades. “Você vai me desculpar, mas vou falar mais um pouquinho. Mato Grosso precisa ser colocado. Quase ninguém estuda sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul”, disse o líder da Sinfra.
No evento, foi promovido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, o membro do governo lembrou que o Estado tem o maior rebanho do Brasil e é o principal produtor de grãos do país.
“Do ano passado para esse ano, a produção de grãos no estado de Mato Grosso cresceu 12% e todo mundo fica falando do crescimento do Brasil negativo, de 0,5% ou de 1%. O estado de Mato Grosso cresce a 5,9% do PIB. É impressionante o crescimento do estado de Mato Grosso. Mato Grosso pede respeito e pede passagem”, falou Marcelo Oliveira.
O secretário também retomou o histórico da primeira ferrovia estadual do Brasil em construção no Estado, operada pela empresa Rumo Logística. O investimento total previsto é de R$ 15 bilhões. Ele citou o atraso na execução.
“A rumo está lá e é parceria. Precisamos desse primeiro trecho o mais rápido possível. A tendência é de 5 anos, mas acho que não vai dar certo, pois já tem um ano de atraso. Mas, acredito que em 2030, a gente chega a Lucas do Rio Verde, e para cada quilômetro que a gente asfalta, para cada ligação de município que a gente faz é impressionante a produção de grãos”, declarou o gestor.