21 de Julho de 2024

INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE Sábado, 16 de Setembro de 2023, 10:31 - A | A

Rios e córregos estão tomados por lixo em Cuiabá e VG

Cristiane Guerreiro - GD

corrego com lixo

 Barbado e Gumitá.

Margens de rios, nascentes e córregos viraram depósito de lixo em Cuiabá e Várzea Grande. São garrafas, sacos plásticos, restos de materiais de construção, eletrodomésticos, móveis, além de outros resíduos a perderem de vista.

No período das chuvas, a situação fica ainda mais caótica, pois todo o resíduo desce e se espalha pelas águas. Apesar de ações de limpeza, o trabalho é insuficiente e o descarte irregular ainda é grande pela população.

A falta de consciência, associada à ausência de fiscalização efetiva, otimiza ainda mais o problema.

A reportagem constatou vários pontos de descarte irregular às margens do Rio Cuiabá, nascente Quarta-Feira, córregos do Barbado e Gumitá. 

Lixo jogado tem afetado a qualidade de vida de Nelvina Pereira da Silva, 68, que reside há 33 anos ao lado do córrego Gumitá, que passa entre a rua Denise com Vila Bela, no bairro Tancredo Neves. Sofro muito com esse problema.

O povo para o carro e joga tudo que tem. É bem pior quando deixa animal morto, o odor é horrível. Às vezes, finjo que estou tirando foto para ver se vão embora. Também já briguei várias vezes, mas não adianta, pois são pessoas diferentes que descartam o lixo.

Segundo Nelvina, quando chove, o lixo quase entra em casa. Tenho que ficar afastando o resíduo descartado o tempo todo da frente da minha porta. 

Cirilo Ribeiro, que antes tomava banho no córrego, que fica na rua Guarantã, no bairro Tancredo Neves, lamentou o fato dos próprios moradores jogarem o lixo. Ele conta que o descarte irregular começou há mais ou menos 10 anos. Fico triste, pois se fosse limpo poderia banhar. 

Ribeiro trabalha em uma serralheria próximo ao córrego e destaca que, várias vezes, costuma limpar o local. Revela ainda que, há duas semanas, a Limpurb recolheu o lixo. As pessoas não têm consciência, todo dia vem gente descartar lixo aqui e os cachorros arrastam, a rua fica toda sujo. 

Outro lado

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) esclarece que realiza operação diária na fiscalização nos pontos de descarte irregular, de forma sistemática, com equipe especializada em limpeza de córregos e máquinas pesadas para auxiliar na operação.



Comente esta notícia