15 de Setembro de 2024

INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE Quinta-feira, 15 de Junho de 2023, 15:38 - A | A

Em Poconé

Moradores e produtores rurais reclamam de ponte caindo aos pedaços em assentamento

Eles alegam que a estrutura de madeira é o principal acesso da comunidade e sem ela o trajeto aumenta em pelo menos 150 km

Eloany Nascimento - Leiaagora

ponte estragada pocone

 

Moradores e produtores rurais reclamam de ponte caindo aos pedaços no Assentamento Carrijo, nas proximidades da rodovia BR-070, em Poconé (a 104 km de Cuiabá). Eles alegam que a estrutura de madeira é o principal acesso à comunidade e sem ela o trajeto aumenta em pelo menos 150 km. 

Conforme os moradores e frequentadores do assentamento, a ponte vem sofrendo com a ação do tempo, perdeu estrutura de ancoragem das cabeceiras, sendo sustentada apenas por aterro. Além disso, uma viga lateral encontra-se quebrada,  parte da longarina central está apodrecendo e outra está quebrada. 

Apesar das péssimas condições, a ponte é utilizada para escoamento da produção agrícola, transporte do gado de corte, animais de pequeno porte, e também insumos agrícolas, além de servir para o deslocamento dos moradores.

De acordo com o produtor rural José Antonio Miquilini Jacomeli, a restauração da ponte deveria ser realizada pela Prefeitura de Poconé. A solicitação foi feita há mais de dois anos e toda vez a comunidade recebe a promessa de que vão arrumar, mas nunca é feito nada. 

Ainda segundo o produtor, em 2021 foi alegado que a empresa licitada abandonou a obra, já em 2022 houve aumento no material e seria necessário o ajuste do preço. Neste ano, a justificativa é que entrou o período de chuva, eapós o tempo chuvoso a nova promessa foi de que em breve seria arrumada, mas até o momento nada foi feito.

“O prefeito e o secretário de obras têm ciência [da situação]. Essa ponte é por onde as pessoas passam, compram comida e garantem o próprio sustento e de seus animais. Essa ponte é de grande utilidade e sobrevivência dos assentado”, detalhou ao Leiagora.

Outro lado

A reportagem tentou entrar em contato com a Prefeitura de Poconé, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Imprensa, mas não obteve retorno até o momento da publicação da matéria. O espaço segue aberto para um posicionamento.
 

 



Comente esta notícia