12 de Julho de 2024

INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024, 10:30 - A | A

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Deputado afirma que Assembleia pode convocar ICMBio sobre deslizamentos no Portão do Inferno

Da Redação - O Documento

dep diego guimaraes

 deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) 

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) anunciou sua intenção de solicitar a convocação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) caso o órgão federal não permita a intervenção do Governo do Estado no Portão do Inferno (MT-251).

O local turístico tornou-se perigoso devido a deslizamentos de terra em dezembro, levando o governo a declarar estado de emergência na região, além de bloqueios constantes no trânsito.

O Parque de Chapada dos Guimarães, sob administração do ICMBio, impede a intervenção do Governo nas questões ambientais. “Caso o impasse não seja superado, vamos convocar a presença do ICMBio na Assembleia para que possamos dirimir qualquer entrave e ser um facilitador [na resolução dessa questão] dessa questão”, afirmou.

Diego Guimarães criticou a postura do ICMBio, acusando-o de obstaculizar o desenvolvimento turístico da região devido a um “ambientalismo cego”.

Nosso desejo era de que acontecessem vultuosos investimentos no turismo. O ICMBio, pregando um ambientalismo cego, impede o crescimento de uma região que tem um potencial gigante. O estado quer investir no Parque, mas o Governo Federal não permitiu a estadualização e manteve aquela licitação absurda que garantiu um pequeno investimento”, criticou.

Conforme noticiado pelo portal O Documento, o Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (4) os trabalhos para instalação de uma cerca de contenção, que deve impedir que pedras grandes caem sobre a pista.



Comente esta notícia