O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) anunciou sua intenção de solicitar a convocação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) caso o órgão federal não permita a intervenção do Governo do Estado no Portão do Inferno (MT-251).
O local turístico tornou-se perigoso devido a deslizamentos de terra em dezembro, levando o governo a declarar estado de emergência na região, além de bloqueios constantes no trânsito.
O Parque de Chapada dos Guimarães, sob administração do ICMBio, impede a intervenção do Governo nas questões ambientais. “Caso o impasse não seja superado, vamos convocar a presença do ICMBio na Assembleia para que possamos dirimir qualquer entrave e ser um facilitador [na resolução dessa questão] dessa questão”, afirmou.
Diego Guimarães criticou a postura do ICMBio, acusando-o de obstaculizar o desenvolvimento turístico da região devido a um “ambientalismo cego”.
“Nosso desejo era de que acontecessem vultuosos investimentos no turismo. O ICMBio, pregando um ambientalismo cego, impede o crescimento de uma região que tem um potencial gigante. O estado quer investir no Parque, mas o Governo Federal não permitiu a estadualização e manteve aquela licitação absurda que garantiu um pequeno investimento”, criticou.
Conforme noticiado pelo portal O Documento, o Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (4) os trabalhos para instalação de uma cerca de contenção, que deve impedir que pedras grandes caem sobre a pista.