
A Câmara de Cuiabá irá implantar um Memorial para expor os trabalhos e a história do Legislativo municipal. Para tanto, o vereador Chico 2000 (PL), presidente da Casa de Leis, criou uma Comissão Especial para elaboração e apresentação de estudos para implementação do projeto.
A intenção é produzir um projeto arquitetônico, bem como levantar o conteúdo do Acervo Institucional a ser disponibilizado à visitação do público.
A Comissão foi oficializada por meio de publicação na Gazeta Municipal que circula na terça-feira (6). O grupo será composto por servidores do Legislativo Cuiabano, entre eles o Secretário de Patrimônio e Manutenção, Mateus Cássio Lopes Lima; Coordenador de Patrimônio, Northon Vinícius Queiroz e a Chefe de Núcleo de Manutenção e Serviços, Kamylla Dayenne Menezes Andrade.
A Comissão terá como tarefa preliminar colher informações sobre o tombamento do prédio junto ao órgão responsável da prefeitura para posterior definição da localização desse Memorial.
Além disso, deverá apresentar soluções e projetos da melhor localização e tamanho baseado nas possibilidades legais e no tipo de acervo para exposição, para definição da gestão quanto a autorização para os encaminhamentos devidos.
“A Comissão deverá avaliar o tipo de material do acervo histórico que será disponibilizado para exposição, dentre quadros, fotos e arquivos históricos e relevantes do Poder Legislativo desde a sua criação.
A medida leva em consideração a necessidade de estudos prévios e técnicos para a elaboração do projeto e sua validação técnica quanto à edificação e ao conteúdo do que será objeto de exposição. Isso porque, o referido Memorial deve ser construído na parte externa do prédio do Parlamento municipal.