20 de Julho de 2024

INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE Domingo, 04 de Dezembro de 2022, 17:45 - A | A

PAINEL DA COVID-19

Mato Grosso tem 18 cidades com alto risco de transmissão do coronavírus

Dados da Secretaria de Estado de Saúde ainda apontam como está a cobertura vacinal em cada município

Da Redação - HNT

uti

 

Mato Grosso registrou, nos últimos 14 dias, 2.339 novos casos de covid-19 e três óbitos pela doença. A alta no número de casos de coronavírus no Estado deixa 18 municípios em alerta por estarem classificados como de alto risco de contaminação.

Além disso, as cidades de Conquista d' Oeste (533 km de Cuiabá) e Porto dos Gaúchos (649 km de Cuiabá) estão classificadas com "risco muito alto" de transmissão do coronavírus, com mais de 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Os dados são do Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que aponta ainda a situação da cobertura vacinal no Estado. 

Conquista d' Oeste, com aproximadamente quatro mil  habitantes, notificou 35 novos casos nos últimos 14 dias, sendo considerado pela SES como de “risco muito alto” de transmissão do vírus. Outro ponto que chamou atenção nos dados da cidade foi a cobertura vacinal, que até o momento atingiu cerca de 73% da população, ocupando o 67º município no ranking da cobertura vacinal em Mato Grosso. 

Em Porto dos Gaúchos, a situação não é diferente. Nos últimos 14 dias, foram registrado 28 casos positivos do coronavírus, considerando uma população de aproximadamente 5.400 habitantes.  Já em relação à cobertura vacinal, os dados apontam que 79% da população recebeu o imunizante. No ranking da cobertura vacinal do Estado, a cidade ocupa o 38º município.

Apesar de Cuiabá ter registrado 218 casos nos últimos 14 dias, a classificação, conforme o painel, é de risco “moderado", levando em conta o número de habitantes da Capital. A cobertura vacinal, de acordo com os dados da SES-MT, está em 75% da população. Em relação à dose de reforço, o índice não passa de 51%

Já Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, teve classificação de “baixo risco". A cidade registou apenas 33 novos casos nos últimos 14 dias. Além disso, a cobertura vacinal no município atingiu 68% da população com a primeira dose. No entanto, a dose de reforço atingiu, até o momento, apenas 46% da população.

Veja abaixo a lista dos municípios com risco alto: 

Serra Nova Dourada 

Cocalinho 

Acorizal 

Porto Estrela 

Barra do Bugres 

Pontes e Lacerda 

Novo Santo Antônio 

Nova Xavantina 

Figueirópolis d'Oeste 

Araputanga 

Calinda 

Campinápolis 

Nobres 

Rondolândia 

Tangará da Serra 

Araguaiana 

Lucas do Rio Verde 

Santa Carmem 



Comente esta notícia